Foi realizada, na tarde desta terça-feira, dia 4, no plenarinho da Assembleia Legislativa do Tocantins uma audiência pública a respeito do trânsito de Palmas. O requerimento para realização do evento é de autoria do deputado Zé Roberto (PT), que está preocupado com o aumento de acidentes na Capital, envolvendo veículos, motocicletas e pedestres. Além das deputadas Josi Nunes (PMDB) e Amália Santana (PT), compareceram à audiência representantes do Conselho Estadual de Trânsito, Detran, peritos, engenheiros, Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Polícia Militar, entre outros.
Segundo dados apresentados pelo perito Gilvan Noleto, no ano de 2010, aconteceram 1.296 acidentes de trânsito em Palmas, envolvendo 108 veículos oficiais. Já em 2011, o número de acidentes diminuiu para 1.277, porém, o número de veículos oficiais aumentou para 211. “Esses números revelam um aumento assustador dos condutores de veículos oficias em acidentes em Palmas”, constatou. No relatório apresentado pelo perito, 62% envolvem motocicletas.
De acordo com o deputado Zé Roberto, esses números são preocupantes e as propostas apresentadas na audiência pública serão encaminhadas para as autoridades diretamente ligadas ao setor, visando diminuir os acidentes na cidade. “Reduzindo o número de acidentes, vamos reduzir também as despesas nos hospitais públicos”, garantiu. (Belmiro Gregório)