Durante sessão ordinária realizada na tarde desta quarta-feira, dia 05, os deputados Zé Roberto (PT) e Ricardo Ayres (PMDB) utilizaram o pequeno expediente para comentar os últimos assuntos em destaque no Congresso Nacional e no Governo Federal.
Para o deputado Zé Roberto, a reserva de cotas a estudantes negros, implantada pelo Governo Federal nas universidades públicas do País nos últimos dez anos, resultou num acréscimo aproximado de 300% de alunos matriculados nos cursos superiores dessas escolas. O parlamentar enalteceu também a medida da presidente Dilma Rousseff que reduz a taxa do fornecimento de energia elétrica no País em 17%, a ser aferida a partir de março de 2013.
Ao finalizar seu pronunciamento, Zé Roberto fez questão de comemorar o resultado da audiência pública a respeito do trânsito de Palmas, ocorrida ontem nas dependências da Casa, e que contou com um grande número de participantes ligados ao setor.
Já Ricardo Ayres apresentou, em regime de urgência, um requerimento que solicita à bancada federal tocantinense a rejeição ao veto da presidente Dilma Rousseff no projeto de lei que autoriza, apenas aos Estados produtores, a distribuição das riquezas produzidas pela extração de petróleo. Da tribuna, o deputado leu um artigo do jornal Folha de S. Paulo que correlaciona redução da carga tributária do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e empobrecimento de Estados e municípios. Segundo ele, a medida penaliza os Estados menos desenvolvidos do Brasil, e citou como exemplo o Tocantins.