Governo do Estado presta contas na Assembleia Legislativa

Por DICOM
06/02/2013 11h44 - Publicado há 11 anos
Renan Arimatéa durante leitura da mensagem
O secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Renan de Arimatéa Pereira, representando o governador José Wilson Siqueira Campos (PSDB), leu, da tribuna da Assembleia, na sessão desta terça-feira, dia 5, mensagem do Poder Executivo que presta contas das principais ações do Governo em 2012 e projeta as perspectivas para este ano. Conforme o documento, “o ano de 2012, tal como o anterior, foi também um ano de recuperação do Estado”. O governador justifica que “recebeu um Estado endividado e sobrecarregado com a execução de políticas públicas inadequadas e paternalistas, cujo afrontamento aos ditames da Lei de Responsabilidade Fiscal lamentavelmente ainda persiste”. Acrescenta que as administrações passadas deixaram de cumprir importantes compromissos assumidos com instituições financeiras nacionais e estrangeiras. O Executivo admite partir, “com absoluta prioridade, para a conquista dos recursos necessários a atender os projetos infraestruturais, principalmente os que tratam da recuperação, da restauração e da manutenção da malha viária, relegada ao abandono durante oito anos”. Para isso, apresenta um “Mapa Estratégico 2012-2015” informando 23 objetivos que, se alcançados, poderão proporcionar “o aumento da participação do Tocantins no PIB nacional, ao assegurar a desconcentração regional; a promoção da inclusão social, de modo a cuidar das pessoas pela redução da pobreza e da desigualdade; e a garantia de um desenvolvimento plenamente sustentável”. Ainda segundo a mensagem, “o Governo se encontra agora ajustado e apto para prover o atendimento dos novos desafios que trarão alinhamento às ações estratégicas e melhores índices de produtividade e atendimento às demandas do cidadão”. (Penaforte)