Na primeira sessão ordinária do ano deputados debatem gestão pública

Por DICOM
06/02/2013 11h49 - Publicado há 11 anos
Deputados apoiam nova gestão
Da tribuna, durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 5, o deputado Stalin Bucar (PR), bem como todos os parlamentares presentes na sessão parabenizaram e desejaram sucesso ao deputado Sandoval Cardoso (PSD) e a nova Mesa Diretora. “A sua postura, sua posição e capacidade de fazer política convenceu a nós, deputados, a elegê-lo presidente desta Casa de Leis”, disse Stalin. O republicano sugeriu ao novo presidente para que procure fazer com que o Legislativo seja harmonioso com os demais poderes, priorizando cada deputado, procurando fazer jus aos votos que cada um recebeu e que não privilegie o lado do governo em detrimento do Parlamento e do povo. Stalin cobrou de Sandoval a valorização do regimento interno da Casa e a instalação da TV Assembleia. Segundo o deputado, a TV será um instrumento que vai revelar à população o trabalho dos parlamentares, a posição e a postura de cada legislador. Por sua vez, a deputada Josi Nunes (PMDB) fez uso da palavra para alertar sobre a precária situação de várias prefeituras, denunciadas pelos novos gestores em todo o Brasil. De acordo com a peemedebista, diversos prefeitos no fim de mandatos inviabilizaram o processo de transição, comprometendo a máquina administrativa. Como exemplo de má-gestão, Josi relatou que, em Formoso do Araguaia, o novo prefeito encontrou uma dívida de R$ 9 milhões e, em Gurupi, de R$ 70 milhões. Ela afirmou que a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF foi desrespeitada em cerca de 70% dos municípios brasileiros. Já o deputado José Bonifácio (PR), apesar de concordar com a colega, pediu que os novos prefeitos não se limitem a culpar os gestores passados e, sim, busquem mecanismos para resolver os problemas, pois é isso que o povo espera de quem foi eleito. O deputado Sargento Aragão (PPS) aproveitou a oportunidade para afirmar que vai dar um prazo de 60 dias para o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), e que depois irá cobrar os compromissos de seu plano de governo que, segundo Aragão, foi em sua maioria elaborado por seu partido. Diante das palavras de Aragão, o deputado Wanderlei Barbosa (PSB) sugeriu que o parlamentar seja mais paciente e espere mais um pouco. “Numa nova administração muitas coisas precisam de ajustes, para só depois aparecerem os resultados”, ponderou Wanderlei. Liderança Ainda na sessão desta terça-feira foi anunciado que o deputado Stalin Bucar é o novo líder da bancada do PR na Assembleia Legislativa. O grupo é composto pelos deputados Amélio Cayres, José Bonifácio e Luana Ribeiro. (Elpídio Lopes)