José Geraldo requer convênios e obras para municípios tocantinenses

Por DICOM
06/03/2013 12h31 - Publicado há 11 anos
Deputado solicita obras e serviços para municípi
Foram aprovados na sessão desta terça-feira, dia 5, 201 requerimentos, 194 deles de autoria do deputado José Geraldo (PTB). As matérias tratam de convênios e solicitações que contemplam municípios tocantinenses com a destinação de ônibus escolar a alunos da rede pública de ensino, obras de infraestrutura em povoados e assentamentos para a perfuração de poço artesiano, construção de balneários, além dos pedidos de reforma e construção de creches, cemitérios, crematório público e centros de cultura. Entre as propostas do deputado, uma dispõe sobre a criação da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Semana Estadual de Prevenção e Combate à Verminose, e sobre a instalação e manutenção de postos médicos em reservas indígenas. É também de José Geraldo o requerimento que institui o programa Pró-leitura no Tocantins, sugere incentivo fiscal às atividades esportivas e dispõe sobre a comercialização de materiais de metal usados no Estado. Ele também solicita a expansão do sinal da Redesat para a transmissão de meios de comunicação e radiodifusão sonora aos 35 municípios que ainda não possuem o sinal. Foi sugerida ainda a gratuidade nas linhas comuns do transporte intermunicipal de passageiros aos deficientes físicos mentais comprovadamente carentes; a criação de um crematório público; a troca de postes de madeira da rede de iluminação pública na cidade de Paraíso do Tocantins; a instalação de farmácia popular em Divinópolis, sistema de telefonia móvel em Araguacema e caixas eletrônicos nas agências do Banco do Brasil em Chapada de Areia, Marianópolis, Rio da Conceição e no terminal rodoviário de Paraíso. Além de José Geraldo, tiveram requerimentos aprovados os deputados Amélio Cayres (PR), Stalin Bucar (PR), Marcello Lelis (PV), Sargento Aragão (PPS), Eli Borges (PMDB) e Manoel Queiroz (PPS). Os parlamentares pedem concessão de auxílio-financeiro para universitários da região do Bico do Papagaio; instalação de lombadas eletrônicas e quebra-molas na BR-153, em Miranorte; recuperação da rodovia TO-110, no trecho que liga o município de Novo Jardim a Novo Alegre; e indenização de bombeiros militares pela prestação de serviços em horário extra. O deputado Eli Borges cobra informações sobre a paralisação das obras de conjunto habitacional na quadra Arso 131, na capital, que faz parte do programa Pró-moradia do Governo Federal, em parceria com a prefeitura de Palmas. Já Manoel Queiroz requer providências a órgãos públicos, entre eles Polícia Militar, Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos e Habitação, para intermediar conflitos entre o Movimento Nacional de Luta pela Moradia e fazendeiros no município de Augustinópolis. (Maisa Medeiros)