Secretária garante avanços no sistema de Saúde do Estado
A situação do sistema de Saúde do Tocantins foi questionada mais uma vez pelos deputados na sessão plenária desta quinta-feira, dia 14. O debate desta vez contou com a participação da secretária estadual de Saúde, Vanda Paiva, que aceitou o convite parlamentar para esclarecer questões sobre investimentos, licitações, pronto-atendimento, terceirização, convênios, abastecimento e fornecedores.
Em sua exposição, Vanda elencou uma série de medidas já tomadas e anunciou ações que serão implementadas em curto e médio prazos. Uma das principais realizações foi a implantação do pregão eletrônico, que vai facilitar o abastecimento, além de regulamentar a relação com os fornecedores. A secretária também anunciou a captação de mais recursos, que serão aplicados na ampliação de leitos, em reformas e na aquisição de novos equipamentos aos hospitais do Estado.
Sobre o atendimento, um dos pontos mais questionados pelos deputados, Vanda Paiva reconheceu que há problemas. “A falta de infraestrutura na grande maioria dos hospitais é séria. Por mais que tentemos sanar falhas, faltam leitos, pois sempre aumenta o número de pacientes, inclusive oriundos de outros Estados, mas não lhes podemos negar o atendimento”, disse.
Vanda aponta como uma das soluções a pactuação com Estados como Maranhão e Pará, que enviam muitos pacientes para tratamento de saúde no Tocantins. Trata-se, portanto, da regulamentação do repasse de verbas desses Estados ao sistema de Saúde do Tocantins. Ela também anunciou que todos os problemas de manutenção nas unidades estaduais de Saúde serão resolvidos. (Penaforte Dias)