Sessão Solene homenageia jornalistas

Por DICOM
09/04/2013 12h01 - Publicado há 11 anos
Sessão Solene
A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quinta-feira, dia 4, sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado no dia 7 de abril. Além dos parlamentares, o evento reuniu profissionais de Comunicação de todo o Estado e familiares dos homenageados Benhur Souza e Márcio Di Pietro, repórteres fotográficos do Parlamento Tocantinense e da Secretaria Estadual da Comunicação, respectivamente. A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Sandoval Cardoso (PSD), que enfatizou a importância da independência da categoria como forma de reforçar a democracia, bem como da harmonia necessária para a boa convivência entre parlamentares e imprensa. “Sem o trabalho dos jornalistas, reconhecemos a impossibilidade de levar informação à população; daí a importância da cobertura diária para esclarecimentos de fatos que viram notícia”, destacou. Além das homenagens, a solenidade foi marcada pela instituição da Medida Provisória do Governo que cria mais de 120 cargos de jornalismo nos diversos órgãos do Executivo. A matéria foi entregue ao presidente do Sindicato dos Jornalistas, Júnior Veras, pelo secretário estadual de Comunicação, Arhenius Naves. Neste ano, a Assembleia homenageou dois profissionais pioneiros no Estado. Benhur Souza é repórter fotográfico e registrou em diversas imagens a história dos primeiros eventos da capital Palmas. No Tocantins, Benhur trabalhou na antiga Comunicatins (atual Redesat), nos jornais Folha do Tocantins e Diário Tocantinense, entre outros veículos da imprensa local, e contribuiu para a formação de estudantes de jornalismo na área fotográfica do curso de Comunicação Social da Unitins. Integra desde 2006 o quadro de profissionais de fotografia da Diretoria de Comunicação do Parlamento. Já o homenageado Márcio Di Pietro chegou ao Estado em 1988 com a primeira equipe de jornalismo do Jornal do Tocantins. Com 25 anos de serviços prestados no Tocantins, estruturou o setor fotográfico da Secretaria de Comunicação e se destacou pelos diversos trabalhos em exposições das belezas naturais da Ilha do Bananal e do Jalapão, assim como outros importantes registros das usinas hidrelétricas de Lajeado e Peixe. Participaram também do evento o presidente da ATN, Cristiano Machado, o presidente da Abrajet, Luciano Matos, o presidente da Fundação Redesat, Wagner Coelho, o coordenador do curso de Comunicação Social da UFT, Prof. Wolfgang Teske, a secretária municipal de Comunicação, Raquel Oliveira, e o desembargador Eurípedes Lamounier. (Maisa Medeiros)