Falando da tribuna na manhã desta terça-feira, dia 9, o deputado Eduardo do Dertins (PPS) relatou as iniciativas de consolidação de seu partido no Estado. O parlamentar começou agradecendo ao governador Siqueira Campos (PSDB) que o convidou para assumir a Secretaria de Políticas Públicas. Segundo afirmou, seria uma decisão que lhe custaria o cargo de presidência do PPS, de acordo com resolução interna da sigla. “Agradeço por ter sido lembrado pelo governo, mas não poderia assumir a função devido a questões internas do PPS”, alegou Dertins.
Ele citou o período em que o PPS esteve na vice-governadoria do Estado com Paulo Sidney e que agora o partido poderia ser destaque novamente, assumindo uma função de relevância. No entanto, ele ressaltou que preferiu continuar trabalhando em prol do crescimento da legenda. “A agenda de atividades exige esforço de suas lideranças, e decidi colaborar com o partido, mesmo sendo uma honra ajudar o Estado como secretário”, manifestou o socialista.
Dertins se referiu aos seus companheiros de bancada, deputado Sargento Aragão (PPS), como especialista em segurança, e o parlamentar Manoel Queiroz (PPS), especialista em gente. Ele acrescentou que juntos estão construindo um momento novo para a sigla. O político lembrou também de ações que estão sendo realizadas pelo PPS, como o PPS Mulher em Paraíso e Gurupi.
Também da tribuna, Stalin Bucar (PR) comentou sobre o Projeto de Lei nº 7, de autoria do Governo do Estado, denominado TO - Legal, que propõe adequação ambiental de propriedades e atividades rurais, matéria que está sob sua relatoria. O republicano disse que, diante da preocupação de possíveis inconstitucionalidades da proposta, resolveu convidar diversos órgãos que lidam com a questão ambiental para, juntos, analisarem o projeto.
A reunião a que Stalin se referiu está marcada para as 16 horas desta terça-feira, dia 9, no Plenário desta Casa de Leis. Os órgãos convidados são Naturatins, Ibama, Itertins, Procuradoria da República, Unitins, entre outros. (Elpídio Lopes)