Marcello Lelis defende gratuidade de passagens

Por DICOM
10/04/2013 11h15 - Publicado há 11 anos
Lélis defende projeto de lei.
O deputado Marcello Lelis (PV) subiu à tribuna nesta terça-feira, dia 9, para defender a aprovação do projeto de lei de sua autoria que concede passe livre aos portadores de câncer nos ônibus do sistema de transporte coletivo intermunicipal do Estado do Tocantins. A proposta recebeu assinatura de vários parlamentares e Lelis defendeu que ela seja aprovada nesta semana em função desta segunda-feira, dia 8, ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer. O projeto tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e tem como objetivo dar condições de locomoção, em território tocantinense, para os portadores de câncer de baixa renda, possibilitando a esses o deslocamento intermunicipal, principalmente, para que os que buscam tratamento para a doença. “É natural que os portadores de câncer procurem tratamento nas maiores cidades do Tocantins. E, na medida em que muitos moram em cidades do interior e precisam usar o transporte intermunicipal, fica evidente a necessidade de se criarem mecanismos que facilitem o deslocamento” justifica Lelis. A medida prevê que o benefício seja concedido ao portador de câncer que possua renda familiar de até quatro salários mínimos e será extensivo a um acompanhante, desde que esteja embarcando no mesmo veículo. Marcelo Lelis ressalta que o projeto de lei não generaliza o benefício e nem objetiva causar prejuízos às empresas permissionárias do transporte coletivo intermunicipal, mas busca assegurar a gratuidade do transporte a um contingente limitado de pessoas que, pelas condições financeiras e de saúde, necessitam desse suporte legal. O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi instituído com o objetivo de chamar a atenção de líderes políticos e de toda a sociedade em geral para o crescimento dos índices da doença, bem como para a importância da discussão de instituir políticas de prevenção. Membros da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins acompanharam o pronunciamento de Marcello Lelis da tribuna de honra. (Elpídio Lopes, com a colaboração da assessoria de imprensa do deputado)