Solicitada criação da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres
Foram aprovados na Ordem do Dia da sessão desta quinta-feira, dia 11, requerimentos que solicitam a doação de ambulâncias para mais de 120 municípios, pedidos para recuperação de estradas e convênios com prefeituras para a realização de obras e programas que beneficiam a população de diversas cidades tocantinenses. Uma das propostas, de autoria da deputada Amália Santana (PT), sugere a criação de uma secretaria estadual de políticas para as mulheres.
Para a parlamentar petista, a ideia de sugerir a criação de uma secretaria específica para tratar de assuntos relacionados ao público feminino surgiu de um debate realizado pela Universidade Federal do Tocantins sobre as diversas formas de violência contra as mulheres. “Nosso Estado precisa de uma secretaria destinada para programas voltados para a valorização das mulheres e combata, além da violência doméstica, a desigualdade salarial, a sub-representação na política e outras questões que ainda fazem parte da nossa cultura”, enfatizou Amália Santana.
O deputado José Bonifácio (PR) requereu a inclusão do município de Filadélfia no programa “Tocantins sem sede” e a perfuração de poços artesianos nos assentamentos. A transformação de multas do Detran, de natureza leves e médias, em advertência também foi sugerida pelo parlamentar.
A reforma do ginásio de esportes de Taguatinga, do estádio Nilton Santos em Palmas, e a construção do Terminal Rodoviário de São Bento do Tocantins foram solicitações do deputado Marcello Lelis (PV). Já a recuperação de vias urbanas da cidade de Aliança e a criação do programa de Desenvolvimento Industrial do Bico do Papagaio foram requeridas pelo deputado Manoel Queiroz (PPS).
Outros parlamentares que também tiveram requerimentos aprovados foram os deputados Eduardo do Dertins (PPS), Eli Borges (PMDB), José Geraldo (PTB), Josi Nunes (PMDB), Luana Ribeiro (PR), Osires Damaso (DEM), Raimundo Moreira (PSDB), Sandoval Cardoso (PSD), Solange Duailibe (PT), Stalin Bucar (PR), Toinho Andrade (PSD) e Wanderlei Barbosa (PEN).
Projeto de Resolução
Ainda foi aprovado, na manhã desta quinta-feira, em dois turnos de votação, o projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora. A proposta altera lei que dispõe sobre cargos de provimento em comissão da estrutura da Mesa Diretora, Lideranças, Comissões Permanentes e Gabinetes de Deputados. (Maisa Medeiros)