Título de Cidadão Tocantinense será concedido a personalidades

Por DICOM
18/04/2013 18h05 - Publicado há 11 anos
Valadão Receberá título de cidadão tocantinens
A Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira, dia 18, às 9 horas, sessão solene para conceder Título de Cidadania Tocantinense a cinco personalidades que prestaram serviços relevantes ao Estado do Tocantins. Os indicados são o ex-governador de Goiás, Ary Ribeiro Valadão, o médio espírita Divaldo Franco, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Henrique Massuia, o médico Aloísio Bolwerk, o empresário Jair Corrêa e a professora Neila Barbosa. O governador Siqueira Campos (PSDB) está entre as autoridades que confirmaram presença ao evento. Perfis Ary Valadão Nascido em Anicus (GO), em 1921, é advogado. Antes de ingressar na carreira política, trabalhou como agricultor e industrial. Foi eleito deputado federal em 1966, 1970 e 1974. Em 1978, foi indicado pelo presidente Ernesto Geisel como governador de Goiás, tomando posse no ano seguinte para quatro anos de mandato. Com a criação do Estado do Tocantins, foi eleito deputado federal para um mandato de dois anos. Paulo Massuia Natural de Votuporanga (SP), reside no Tocantins desde março de 1986. Tem 48 anos, é engenheiro, economista e superintendente, por três mandatos consecutivos, do Sebrae/TO e do Banco do Brasil. Possui pós-graduação em Administração e Estratégia Empresarial pela Ulbra, especialização em Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas pela Unicamp, MBA em Administração de Empresas e Desenvolvimento de Executivos, e MBA em Administração Pública, os dois últimos pela Universidade de São Paulo (USP). Divaldo Franco Nasceu em 5 de maio de 1927, na cidade de Feira de Santana (BA). É um dos mais importantes tribunos espíritas da atualidade. Como grande médium psicógrafo, já tem publicada mais de uma centena de livros, cuja renda é revertida para os serviços de assistência da Mansão a instituições de solidariedade social. Só em português, já foram vendidos mais de quatro milhões de livros. Aloísio Bolwerk Nascido em Mandaguari (PR), possui especialização em medicina de tráfego e ginecologia obstétrica, e pós-graduação em ultrassonografia abdominal e procedimentos invasivos pelo Hospital Calixto García de Havana, Cuba. Suplente de deputado, assumiu vaga no parlamento tocantinense de 1995 a 1998. Também foi vice-prefeito por duas vezes no município de Paraíso do Tocantins. Neila Barbosa Osório Nascida em Campo Grande (MS), reside em Palmas desde 2004. Atualmente é coordenadora geral da UMA – Universidade da Maturidade da (UFT). Cursou Serviço Social na antiga Faculdade Católica de Mato Grosso, atual Universidade Católica Dom Bosco. No ano de 1998, concluiu mestrado na Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho e, em 2002, doutorado em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal de Santa Maria (RS). Jair Corrêa Natural da cidade de Presidente Prudente (SP), morou na cidade de Maringá (PR), onde trabalhou como representante comercial. Após uma temporada em Goiás, chegou ao Tocantins em 1990, quando fundou o Hotel Pousada dos Girassóis. Em 2012, inaugurou o Hotel Girassol Plaza, o único da Região Norte do país com 4 estrelas. (Penaforte Diaz)