Primeira ação do Parlamento Popular é marcada por visita a obras em Araguatins

Por DICOM
24/04/2013 14h07 - Publicado há 11 anos
Presidente em visitas
O primeiro dia da 1ª edição do Parlamento Popular, em Araguatins, na tarde desta terça-feira, dia 23, foi marcado pelas visitas ao Hospital Municipal da cidade, rodovia TO – 404 que liga a cidade de Araguatins ao município de Buriti, Campus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e ainda na estrutura onde foi montada tendas para a realização das sessões nesta quarta-feira, dia 24. No hospital, os deputados foram recepcionados pela secretária municipal de Saúde, Maria de Fátima Gomes e pelo diretor da Unidade, Dejacir Pereira da Silva. Durante a visita os parlamentares cumprimentaram pacientes e servidores e verificaram equipamentos de raio X e ultrassom, adquiridos recentemente. Segundo o diretor Dejacir Pereira, a assinatura do convênio que prevê a ampliação de 20 novos leitos e da doação de equipamentos utilizados na realização de cirurgias de alta complexidade do Hospital de Augustinópolis para a Unidade de Araguatins será realizada nesta quarta-feira, durante sessão especial do Parlamento Popular, pela secretária estadual de Saúde, Vanda Paiva. Além do presidente da Assembleia Legislativa, Sandoval Cardoso (PSD) a comitiva contou ainda com as presenças dos deputados Freire Júnior (PSDB), Luana Ribeiro (PR), Eduardo do Dertins (PPS), Amália Santana (PT), Sargento Aragão (PPS), Stalin Bucar (PR), Osires Damaso (DEM), José Bonifácio (PR), Carlão da Saneatins (PSDB), Marcello Lelis (PV), Amélio Cayres (PR), Solange Duailibe (PT), juntamente com os 11 vereadores do munícipio, lideranças políticas e outras autoridades. O vereador Gleides Pereira (PSD) foi autor do requerimento que solicitou a realização do Parlamento Popular no munícipio, ele disse que a ação itinerante está movimentando a cidade e gerando grandes expectativas nos moradores. “Esta é a primeira vez que nossa população ficará perto dos nossos representantes e terá a oportunidade de solicitar pessoalmente os benefícios e obras para essa região. Sofremos com muitos problemas na área de habitação e da Saúde, mas a nossa principal reivindicação é a recuperação da estrada para facilitar o escoamento da nossa produção”, destacou o vereador. Já no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, os deputados foram recebidos pelo diretor geral do Campus Décio Dias dos Reis, professores e alunos. Lá a solicitação também foi pela construção de uma via de acesso ao Instituto Tecnológico para possibilitar um trânsito mais seguro aos estudantes. Ao apresentar o Campus, o diretor destacou a importância da Unidade para a região do Bico do Papagaio, pela sua referência no ensino, além das melhorias conquistadas com a ampliações da estrutura e expansão da pesquisa e extensão. Por sua vez, Sandoval Cardoso agradeceu a receptividade e destacou que o Parlamento Popular tem o objetivo de ouvir as reivindicações da comunidade e contribuir com melhorias para o Tocantins. “Vamos buscar parcerias com o Executivo para realizar as obras que a região de Araguatins tanto precisa. Colocaremos em votação a data-base para os servidores do Executivo na sessão de amanhã e vamos intermediar a vinda dos secretários que terão espaço nesta ação para expor seus programas e projetos para a região do Bico do Papagaio”, enfatizou Sandoval. (Maisa Medeiros)