Executivo anuncia ações em sessão especial do Parlamento Popular

Por DICOM
25/04/2013 13h25 - Publicado há 11 anos
Secretários anunciam retomada de obras
Logo após o expediente da sessão ordinária vespertina desta quarta-feira, dia 24, que acontece na cidade de Araguatins, o presidente da Assembleia Legislativa deputado Sandoval Cardoso (PSD), transformou a sessão ordinária em sessão especial para receber o Vice-Governador João Oliveira (PSD), secretários estaduais, além do presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Edmundo Galdino e a chefe de gabinete da Secretaria da Saúde, Valquíria Rezende que aproveitaram o evento para apresentar ações do Governo Estadual para a região. O primeiro a ser ouvido foi Edmundo Galdino que afirmou que o principal objetivo do Executivo no campo do saneamento é a implantação de abastecimento de água e esgotamento sanitário em todas as regiões do Estado. Entre várias iniciativas a cargo da ATS, segundo Galdino, está a concretização de 54 projetos de drenagem, os quais inclui várias localidades rurais. “Para Araguatins consta a drenagem do rio Taquari, uma obra proveniente de uma solicitação do presidente Sandoval Cardoso e aprovada por todos os parlamentares”, destacou Galdino. Foi anunciado também, a construção do Parque da Cidade, um anfiteatro, uma biblioteca e uma marginal no rio Taquari a ser construídos com recursos adquiridos pela Secretaria das Cidades. Os deputados Stalin Bucar (PR), José Bonifácio (PR), Vilmar do Detran (PMDB), Amália Santana (PT) e José Augusto (PMDB) se manifestaram quanto as colocações de Galdino, alguns com elogios e outros com questionamentos, a exemplo do deputado José Augusto, que questionou a devolução de recursos em 2012. De acordo com ele, por falta de projetos da ATS. O que foi prontamente contestada por Galdino. Já na apresentação do secretário de Educação e Cultura, Danilo de Melo, o deputado Vilmar do Detran (PMDB) quis saber se o Governo está providenciando a implantação da educação de trânsito nas escolas do Estado. Danilo por sua vez disse que no momento, o que está sendo feito nesse sentido é a distribuição nas escolas, de guias de ensino e de aprendizagem em parceria com o Detran. Na oportunidade, o secretário de Educação anunciou a entrega de 140 novos ônibus escolares em todo Estado, incluindo todos os municípios do Bico do Papagaio, inicialmente beneficiando as cidades de Aragominas, Axixá, São Bento, Xambioá, Maurilândia e Piraquê. Foram anunciadas também 28 obras para a região, entre quadras de esporte e escolas, entre elas a escola Família Agrícola, em Riachinho e outra em Esperantina. Danilo adiantou também, a implantação de duas escolas de tempo integral, uma em Tocantinópolis e outra para Araguatins. O secretário foi questionado pelos deputados Sargento Aragão (PPS), Zé Roberto (PT), Amélio Cayres (PR) e José Geraldo (PTB), a respeito da fiscalização referente a liberação de recursos para eventos culturais, parte que coube ao Sargento Aragão. Já o deputado Zé Roberto criticou a extinção da Secretaria da Cultura. Danilo Melo informou que ela não deixou de existir, apenas foi incorporada à Educação, com todas as suas anuências. O presidente da Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans), Alvicto Nogueira, popular Cacá, disse que 420 km do programa tapa buracos, correspondendo a 90% da malha viária do Bico do Papagaio já foi concluída.Cacá afirmou que estava em suas mãos a ordem de serviço da pavimentação asfáltica da estrada que liga Araguatins a Buriti do Tcantins. “No inicio de maio a licitação dos trechos de Ananás a Araguatins e de Maurilândia a Itaguatins estará concluída. Dentro de 60 dias, os serviços desses trechos serão iniciados”, garantiu Cacá. O representante da Agetrans disse ainda que uma pendência que existe no convênio entre Governo Estadual e o INCRA, para a construção de estradas nos assentamentos do Tocantins está sendo resolvida, “com a colaboração do deputado Zé Roberto (PT)”. O Secretário de Infraestrutura, Alexandre Ubaldo falou somente da obra de um hospital com pedra fundamental já lançada por Siqueira Campos em Araguatins, mas que foi transferido para Augustinópolis. Mudança esta, que foi justificada pela chefe de gabinete da Secretaria da Saúde Valquíria Rezende, que disse que a mudança foi em função de orientação e metodologia do Governo Federal, o qual segundo ela, também tem participação na construção do empreendimento com recursos do Ministério da Saúde. A mudança da obra do hospital foi questionada pelos deputados Freire Júnior (PSDB), Sargento Aragão (PPS), Luana Ribeiro (PR), que pediram esclarecimentos mais convincentes para a mudança da referida obra. Um outro fator apresentado para a mudança da obra foi a necessidade de uma melhor localização, que viabilizasse o atendimento aos pacientes dos estados vizinhos e contribuir com os custos de manutenção do mesmo. O vice-governador João Oliveira (PSD), que estava representando o governador Siqueira Campos (PSDB) anunciou a assinatura de um convênio entre a Secretaria da Saúde e a prefeitura de Araguatins para a liberação de R$ 300 mil, destinados a ampliação de leitos hospitalares e outras melhorias no Hospital Municipal de Araguatins.(Elpídio Lopes-de Araguatins)