Primeira edição do Parlamento Popular obtém balanço positivo

Por DICOM
30/04/2013 17h57 - Publicado há 11 anos
Parlamento Popular em Araguatins
Realizada em Araguatins, na região do Bico do Papagaio, a primeira edição do Parlamento Popular, encerrada no último dia 25, obteve um balanço positivo, conforme avaliação dos organizadores do evento. Com um saldo de mais de 1.200 participações por dia, entre prefeitos, vereadores e líderes políticos representando mais de 25 cidades do extremo-norte do Estado, 378 requerimentos aprovados e ainda dois projetos importantes do Governo que concedem benefício para servidores públicos de todo o Estado, o evento correspondeu às expectativas da população local. Dentre as matérias aprovadas de autoria do Governo, passaram pela anuência dos deputados no Parlamento Popular as que tratam da doação de terreno para a Faculdade do Bico do Papagaio (Fabic), destinada aos projetos de ampliação, e da concessão da reposição remuneratória que fixa em 5,57% a data-base dos servidores públicos estaduais ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo. Nos dois dias de sessão que marcaram a passagem dos deputados pela cidade, foi aprovado também um total de 378 requerimentos. As solicitações contemplam a destinação de ambulâncias e tratores para atender aos municípios, a implantação de um campus da UFT em Araguatins, assim como a reforma do ginásio de esportes e a ampliação da rodoviária da cidade. Com o propósito de atender às principais reivindicações dos moradores da região, os parlamentares aprovaram ainda matérias que sugerem a retomada da pavimentação asfáltica da TO-210, no trecho entre Nazaré e Angico, e a recuperação da TO-134, no trecho que liga Axixá a Darcinópolis, passando pela cidade de Angico, e da TO-201, entre Augustinópolis e São Miguel, com acesso à TO-126, passando pelos municípios de Axixá e Sítio Novo do Tocantins. Outras propostas aprovadas tratam da pavimentação dos trechos urbanos da TO-126, que interliga as cidades de Maurilândia e Tocantinópolis, e da TO-409, na entrada da TO-134, em Maurilândia. A reforma da ponte da TO-403, na altura do povoado Cacheado, entre Sampaio e Carrasco Bonito, e a estadualização da estrada que liga São Miguel do Tocantins à TO-409, passando pelo povoado Castanheiro, no município de Itaguatins, também foram aprovadas. Entre os requerimentos com votação favorável, constaram ainda a recuperação de estradas vicinais e a construção de pontes e matadouros públicos nas cidades do Bico do Papagaio. A implantação de sinal de internet móvel 3G em Araguatins, bem como a instalação de uma agência da Jucetins, a implantação do Samu, a construção de um posto policial, a conclusão de obras do Fórum na cidade e a realização da estrutura para a praia, foram outras solicitações. Também obtiveram aprovação os pedidos que dispõem sobre a recuperação da rede de água nos setores Alto Bonito e Planalto, na cidade de Darcinópolis, a abertura de cacimbas nos diversos assentamentos e a disponibilização de atendimento médico à comunidade indígena do Bico do Papagaio. (Maisa Medeiros)