O deputado José Geraldo (PTB) bem como outros parlamentares fez uso da tribuna durante o pequeno expediente da sessão plenária desta terça-feira, 30. O petebista homenageou os trabalhadores tocantinenses em função da passagem do dia Internacional do Trabalhador. “Amanhã, dia primeiro de maio, comemoramos o dia do trabalho, data de grande importância para nós que acordamos todos os dias para suar a camisa e levar o pão para nossas famílias”, exclamou José Geraldo.
José Geraldo mencionou ainda, as grandes mudanças ocorridas durante o governo Getúlio Vargas, entre elas, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), ressaltando também a recente conquista da PEC que regulamenta as atividades dos trabalhadores domésticos. O deputado parabenizou a todos os trabalhadores tocantinenses, desde os primeiros mineradores, passando pelos que abriram as estradas do então Norte Goiano.
O Deputado Stalin Bucar (PR) também foi à tribuna para pedir que o governador Siqueira Campos (PSDB) envie ao Legislativo um projeto de lei que proíba o ingresso ou permanência de pessoas utilizando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face, nos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público no âmbito do Estado do Tocantins. O projeto proposto por Stalin já está pré elaborando em um anteprojeto lei anexo a um requerimento que será encaminhado ao governador, após aprovação do Plenário desta Casa de Leis.
“Diariamente tomamos conhecimento de casos de violências dos mais diversos tipos cometidos por pessoas que fazem uso de capacetes ou máscaras com o intuito de não serem identificados, diante disso encaminho esta solicitação ao Governo, visando coibir práticas delituosas”, defendeu Stalin. O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente deputado, Eli Borges (PMDB) sugeriu a realização de visitas da Comissão, aos hospitais estaduais em Araguaina, Gurupi e ao HGP em Palmas para conhecer a realidade dos estabelecimentos e apontar alternativas para a saúde no Tocantins.
Por sua vez Marcello Lelis (PV) pediu informação à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, referente à liberação do recurso do edital FAPT 03/12 – Programa Teotônio Segurado. Segundo o parlamentar o resultado do edital foi divulgado no Diário Oficial do Estado em 06 de novembro de 2012 e até o momento os recursos não foram liberados para a execução dos projetos.
Lelis comentou ainda uma Moção de Aplausos destinada aos professores da UNITINS, Juliana Mariano Alves e Fred Newton da Silva Souza, pelo lançamento do livro “AQUA – Avaliação da Qualidade do Uso da Água”, e repudiou a ausência na capital do Prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP) entre os dias 17 e 26 de maio, período em que se comemora o 24º aniversário de Palma. O verde falou também sobre o pedido destinado ao Presidente da Agetrans, Alvicto Nogueira, popular Kaká,a quem cobra o início da obra da estrada que liga Itaguatins a Maurilândia no Bico do Papagaio.
Por fim o republicano José Bonifácio recomendou aos manifestantes que protestavam das galerias da Assembléia, contra o auxilio alimentação dos deputados. “Em vez de criticarem conquistas, vocês deveriam sim solicitar concessões de novos direitos para si e para todos”, recomendou. (Elpídio Lopes)