Deputada propõe Semana Estadual de Prevenção às Drogas

Por DICOM
08/05/2013 15h03 - Publicado há 11 anos
Projetos dos deputados são enviados para CCJ
Instituir a Semana Estadual de Prevenção e Enfrentamento às Drogas para intensificar as ações de combate no Tocantins é o objetivo de um projeto da deputada Solange Duailibe (PT) encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), na sessão desta terça-feira, dia 07. Outra matéria, de autoria do deputado Freire Júnior (PSDB), propondo nova denominação ao Hospital de Referência de Araguaína também foi enviada à CCJ. Para Solange Duailibe, a Semana Estadual de Enfrentamento às Drogas é necessária para que a população se conscientize e colabore com esforços direcionados à finalidade do evento. “Apesar de todas as políticas de prevenção e de combate ao uso de drogas em execução ou em implantação, percebemos a necessidade de que essas ações sejam intensificadas”, justificou a autora. Na proposta, a parlamentar sugere que a Semana Estadual seja comemorada antes do dia 26 de junho, data internacionalmente instituída pela ONU como Dia de Combate às Drogas. Também fica a sugestão de que na referida semana todos os estabelecimentos de ensino realizem atividades direcionadas ao tema. Diferentes ações de mobilização da comunidade e de promoção de eventos de debate público são mencionadas no projeto. Outra matéria da deputada petista, com o mesmo tema, dispõe sobre estratégias para a inserção no mercado de trabalho de ex-usuários de drogas em recuperação. Por exemplo, há a sugestão de que 1% do total de vagas geradas em serviços contratados pelo Poder Público seja destinado a este fim. Para isso, o beneficiário, postulante à vaga de emprego, deverá abster-se do uso de drogas, atender os requisitos profissionais e cumprir rigorosamente as normas estabelecidas pela parte contratante. Do deputado Freire Júnior, tramita o projeto supracitado, que denomina o Hospital de Referência de Araguaína de “Hospital de Referência Raimundo Gomes Marinho”. Na justificativa de sua proposta, o parlamentar menciona a trajetória política de Marinho, que exerceu mandato-tampão de prefeito por três anos naquela cidade, de 1970 a 1973, deixando obras importantes, como o prédio da Prefeitura, as praças das Nações, das Bandeiras e da Vila Aliança, além de ter exercido mandato de deputado estadual de Goiás, de 1975 a 1979, representando o antigo norte goiano. Ainda tramita na CCJ a matéria que concede título de Cidadão Tocantinense a Doralice Lima Pereira, vereadora da cidade de Araguatins, eleita para o mandato de 2013 a 2016. Doralice também foi 1ª Dama do município por duas vezes, de 1983 a 1988, e de 1992 a 1996, assim como vice-prefeita de Araguatins, com gestão de 2000 a 2004. (Maisa Medeiros)