A Assembleia se prepara para realizar, nesta semana, o programa “Parlamento Jovem” que tem o objetivo de estimular a participação da juventude na política. A partir da próxima quarta-feira, dia 15, vinte e quatro estudantes, com idade entre 16 a 22 anos, selecionados pela Secretaria de Educação do Estado e oriundos de todo o Tocantins, vão simular o rito legislativo de propor, discutir e votar leis.
Estão previstos três dias de atividades que também vão contar com palestras sobre temas como “Transparência na Administração Pública”, “Análise de Constitucionalidade” e “Participação do Cidadão no Processo Político”. Os estudantes ainda farão visitas ao Tribunal de Justiça e ao Palácio Araguaia.
O programa
A iniciativa foi proposta pelo deputado Osires Damaso (DEM), por intermédio de um projeto de resolução, aprovado em 2006. É a primeira vez, desde então, que a Assembleia realiza o programa neste formato.
No ano passado, o Parlamento realizou um “projeto-piloto” com o mesmo objetivo e que serviu de base para uma edição mais ambiciosa neste ano. (Glauber Barros)