Sandoval recepciona participantes do Parlamento Jovem
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sandoval Cardoso (PSD), recepcionou na manhã desta quarta-feira, dia 15, na sala de reuniões da presidência, os estudantes que compõem o primeiro Parlamento Jovem Tocantinense. Sandoval afirmou que a ocasião possibilita aos jovens o conhecimento da vivência do processo legislativo estadual e a conscientização como o melhor caminho para corrigir os erros que ocorrem no meio político. “Temos que enfrentar as dificuldades existentes juntos. Com a ajuda dos poderes e da sociedade, quero participar e promover a mudança, o compromisso em fazer este Estado cada vez melhor”, frisou.
O deputado Osires Damaso (DEM) disse que a iniciativa desempenha um “papel fundamental na formação política dos jovens”, e incentivou os envolvidos a transmitir o legado do Parlamento Jovem e do Parlamento Estadual aos demais jovens e estudantes tocantinenses. “Vocês entenderam desde cedo o processo político parlamentar. Isso comprova a importância dessa iniciativa”, reconheceu o deputado Marcello Lelis (PV). Já o petebista José Geraldo fez um histórico da evolução da sociedade para avaliar o estágio social e político atual. Com relação à atitude de pessoas que omitem o voto sob o pretexto de que a política é negativa, sentenciou: “Quem não escolhe é governado por quem os outros elegeram”.
O Parlamento Jovem Tocantinense consiste numa sessão especial na Assembleia em que os deputados estaduais cedem seus lugares a estudantes de 16 a 22 anos do ensino médio das escolas públicas e privadas do Tocantins, escolhidos por seus colegas para a função de deputado jovem por um ano. Embora instituída pela Resolução 248, de 8 de novembro de 2006, a primeira edição ocorre neste ano devido à aprovação de um requerimento do deputado Osires Damaso, que resolveu cobrar a realização da medida assim que dela tomou conhecimento.
Durante três dias, de quarta a sexta-feira, os jovens irão passar por todos os trâmites formais vivenciados pelos deputados estaduais, como posse, trabalhos de comissões, apresentação e aprovação de projetos, além de formação em palestras e workshops. Após serem recebidos pelo presidente da Casa, os participantes acompanharam a sessão ordinária no Plenário Deputado Antônio Pesconi. (Elpídio Lopes)