Deputados tocantinenses participam das primeiras atividades da conferência da Unale

Por DICOM
22/05/2013 19h05 - Publicado há 11 anos
Sandoval e o presidente da Unale
A delegação parlamentar tocantinense participou, na manhã desta quarta-feira, dia 22, no Centro de Convenções de Pernambuco em Olinda, cidade da grande Recife, Capital do Estado de Pernambuco, de uma das primeiras atividades que compõem a XVII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE). A palestra foi proferida pelo presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e ex-ministro dos Transportes, Odacir Klein, que expôs o tema Sustentabilidade, Agroenergia e Alimentos. Odacir defendeu que se deva aumentar a produção de alimentos no Brasil sem alterar a área plantada. “Se pensarmos em aumento de produção, isso só será válido se investirmos em novas tecnologias e pesquisas”, pregou o palestrante. O ex-ministro se mostrou a favor do aumento de inserção de biodiesel no óleo combustível que hoje é de 5% para 8%. Segundo ele, essa é uma orientação internacional, o que irá trazer benefícios gigantes para a preservação do clima e do meio ambiente. Treze deputados tocantinenses vieram paro o encontro, como o presidente da Assembleia Legislativa de Estado, deputado Sandoval Cardoso (PSD). Os representantes do Tocantins se juntam a dezenas de legisladores de todos os Estados brasileiros para debaterem, durante quatro dias, temas e políticas públicas de interesse nacional e regional. A conferência tem como tema “Os desafios para o futuro que queremos” e serão realizados debates e palestras técnicas sobre: economia globalizada e as diretrizes para o desenvolvimento do Brasil; federalismo e as mudanças necessárias para o crescimento, a renegociação da dívida dos Estados com a União e outros assuntos afins. Paralelos à conferência, acontecem 17 eventos simultâneos de entidades legislativas de todo o Brasil, intercâmbio legislativo com a presença de representantes de mais de 10 (dez) países com os quais a Unale mantém agenda de cooperação. Entre os palestrantes está a jornalista e articulista Cristiana Lobo, com vasta experiência em editoria de Política, tendo feito cobertura dos governos João Figueiredo, José Sarney, Fernando Collor de Melo, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Também está confirmado como palestrante no evento o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), o prefeito de Recife, Geraldo Júlio (PSB), o jornalista Clayton Conservani, apresentador do quadro Planeta Extremo, exibido pela Rede Globo; o gerente de pesquisa e desenvolvimento da empresa Boras Energia e Meio Ambiente, Per Karlsson, que promove debates sobre a gestão de resíduos. (Elpídio Lopes - Unale)