Parlamento Tocantinense prestigia abertura oficial da conferência da Unale

Por DICOM
23/05/2013 16h20 - Publicado há 11 anos
Abertura oficial do evento da Unale
A solenidade da abertura oficial da XVII Conferência Anual da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 22, com a presença da delegação tocantinense com 13 parlamentares, liderados pelo presidente da Assembleia Legislativa deputado Sandoval Cardoso (PSD). Sandoval afirmou que está otimista com os encaminhamentos da confrência, já que as palestras técnicas apresentadas são relevandtes para todos os seguimentos da sociedade brasileira. Por outro lado, o deputado Wilmar do Detran falando pelos demais colegas de parlamento elogiou o tema do encontro “Os desafios para o futuro que queremos”. “Esperamos que os resultados desse momento de discussões sejam colocados em prática, pois são fundamentais para toda a coletivida”, garantiu Wilmar. O peemedebista considerou sábias as palavras proferidas pelo Governaor de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), que defendeu um esforço nacional para rediscutir o pacto federativo. A solenidade de abertura só aconteceu após a realização de diversas atividades que cmpõem o encontro, bem como palestras, reuniões e oficinas, além da adequação da agenda do governdor de Pernambuco. Na abertura oficial o presidente da Unale deputado Artagão Júnior (PMDB-PR) recapitulou as ações da entidade, implementadas durante seu mandato. Disse que no período foi travado lutas pela unificação das eleições. Segundo Artagão a unificação contribuirá entre outras coisas, com a diminuição de gastos nos pleitos que escolhem os representantes políticos no Brasil. Outros temas defendidos pela Unale no mandato do peemedebista, segundo garantiu, foram a reforma política, a aprovação da PEC-47, a mesma que autoriza as Assembleias legislar sobre matérias de seus interesses, que hoje são dirimidas pela União. Ao finalizar, o paranaense exclamou: “O mundo, o Brasil, Estados e Municípios precisam de homens e mulheres que primam pela boa prática da gestão pública, e que façam pelo próximo aquilo que esperam que os outros façam por eles”, exclamou. O presidente da Assembleia de Pernambuco deputado, Guilherme Uchoa (PDT) agradeceu os presentes, principalmente por ter recebido apoio de todos para presidir o Colegiado de Presidentes das Assembleias Estaduais. “Estou muito feliz por meu Estado sediar esta XVII Conferência da Unale, com representantes ilustres da política brasileira”, disse. Uchoa lembrou que o debate sobre pacto federativo, assunto desta XVII conferência, já era ponto de preocupação em 1999, quando o evento também foi realizado em Pernambuco. Como ponto falho na distribuição de recursos entre os entes federados o pernambucano disse que 70% da arrecadação nacional é destinado para a união e só 30% para os estados e municípios. Durante a solenidade a entidade promotora do encontro agraciou várias autoridades com a “Comenda Unale”, entre elas o governador Eduardo Campos, O presidente da Assembleia de Pernambuco Guilherme Uchoa e o presidente da Assembleia do Acre, Luiz Tche. O governador Eduardo Campos exaltou o trabalho parlamentar e lembrou que seu Estado foi quem recebeu a primeira Assembleia Legislativa no Brasil. Campos fez um comparativo entre as realidades da população em todas as regiões brasileiras, reconhecendo dificuldades, mas também avanços nas últimas três décadas. “Os 30 anos de avanços no Brasil foram importantes, mas teremos que nos unir para abrir novos caminhos para o desenvolvimento, de forma que contará com o acompanhamento da sociedade e das lideranças políticas com destaques dos legisladores, pois são os legítimos representantes do povo”, defendeu Campos. (Elpídio Lopes)