Temas locais e nacionais fazem parte de palestras na conferência da Unale

Por DICOM
24/05/2013 08h06 - Publicado há 11 anos
Prefeito Geraldo Júlio e Cristiana Lobo
Na manhã desta quinta-feira, dia 23, a delegação parlamentar do Tocantins acompanhou os principais temas debatidos na XVII Conferência Anual da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), realizada em Olinda, Pernambuco. Com o tema ”o Recife que queremos”, Geraldo Júlio (PSB), prefeito de Recife, apontou dicas para as melhorias das condições de vida e para uma estruturação dinâmica da Capital pernambucano. Outra palestrante foi a jornalista Cristiana Lobo. Geraldo Júlio considerou que as melhorias ocorridas no contexto nacional contribuíram para um avanço econômico no Estado de Pernambuco e, consequentemente, em Recife. O prefeito assumiu que a cidade atingiu um considerável nível de desenvolvimento, mas, em função de um processo natural e de razões externas e para torná-lo duradouro, necessita de investimentos e planejamento local. “O crescimento da forma que temos pode se tornar negativo por não ter sido construída infraestrura que comporte os investimentos que chegam à cidade, o que acaba promovendo um colapso nos serviços públicos”,lembrou. Dentro da sua visão, o expositor relembrou de dados de pesquisa que vem apontando Recife como a Capital mais violenta do País. “Não vejo esses problemas como negativos, mas sim como desafios para se fazer um planejamento que discuta com a sociedade e elabore um projeto, para longo prazo, contendo políticas sustentáveis para nossa Capital”, defendeu o prefeito. Como solução para os desafios atuais em Recife, Júlio apontou a adequada distribuição do comércio e o equacionamento da economia. “O comércio e o setor de serviços são os mais adequados campos para gerar oportunidades de crescimento justo e mudar a estatística do IBGE que aponta 29% da população recifense como pobre”, comentou. Outros pontos definidos pelo prefeito como caminhos para uma mudança de realidade são mais investimentos na educação, saúde, segurança pública e uma melhor destinação dos resíduos sólidos. Em sua visão, é necessário oportunizar à população ambientes adequados para descarte do lixo que não é coletado pela prefeitura, como eletrodomésticos, entre outros. “Os recifenses têm que chegar a um estágio em que possa comparar nossa cidade com centros urbanos da Europa e Estados Unidos, e não somente com cidades nordestinas e brasileiras”, defendeu. Cristiana Lobo, além de incluir na sua fala questões da agenda política que o Brasil vive no momento, tratou das questões econômicas nacionais, com o tema “Economia Globalizada e seus Efeitos na Política Nacional”. A jornalista comparou números da economia brasileira que, segundo ela, revelam uma situação de instabilidade no cenário político do País. PIB recuando, inflação mais alta, queda da indústria em 2014, falta de confiança do setor privado nacional no externo e elevado grau de incertezas. O amontoado de temas discutidos no Congresso Nacional, sem a organização de temas afins, é visto como ponto negativo para o Brasil. “O Congresso tem discussão sobre Royalties, ICMS, dívidas dos Estados, marcos regulatórios, está tudo misturado, sem nenhuma coordenação. Sem rumo não tem como dar certo”, criticou Cristiana Lobo. (Elpídio Lopes)