Proposta sobre criação de CPI da telefonia é fortalecida na conferência da Unale

Por DICOM
28/05/2013 12h37 - Publicado há 11 anos
Deputados e a CPI da telefonia móvel na Unale
A solicitação da deputada Josi Nunes (PMDB), com vistas à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras de telefonia móvel no Estado do Tocantins, ganhou força durante a XVII Conferência da Unale, realizada de 21 a 24 de maio, em Olinda, Pernambuco. A peemedebista apresentou o requerimento pedindo a instalação da CPI, firmado durante a 1ª edição do Parlamento Popular, ocorrido no final do mês de abril, na cidade de Araguatins. A proposta de Josi é semelhante a tantas outras que vêm se deflagrando em vários Estados, inclusive na Câmara dos Deputados, mediante solicitação do deputado federal César Halum (PSD). Para que seja instalada, segundo Halum, a medida só depende da decisão do presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN). Durante a conferência anual da Unale, parlamentares dos Estados que travam luta semelhante à de Josi tiveram a oportunidade de debater o assunto. Apoiada pelo deputado Wanderlei Barbosa (PEN), Josi foi a representante do Parlamento Tocantinense na reunião que tratou do assunto envolvendo as empresas de telefonia. A proposta já tem assinaturas suficientes para ser votada em plenário e a CPI instalada na Casa. Segundo Josi, pelo menos 13 CPIs já foram criadas ou estão em processo de criação em todo o país, e visam apurar responsabilidades das prestadoras por provocarem danos ao consumidor. “As empresas de telefonia recebem concessões públicas e devem prestar serviço de qualidade ao consumidor, e isso não está ocorrendo”, esclareceu. Para o deputado Wanderlei Barbosa, congestionamentos nas linhas, falta de cumprimento de contratos, cobranças indevidas, deficiências nas informações e infindáveis esperas nas filas dos postos de atendimentos vêm causando insatisfações generalizadas aos clientes, o que torna as empresas de telefonia em campeãs de reclamações. Diante da problemática, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) debateu o assunto durante o encontro em Pernambuco, momento em que foram cruzadas informações sobre o tema e tomados encaminhamentos para tornar eficientes as iniciativas. (Elpídio Lopes)