Parlamento Tocantinense prestigia abertura de encontro do Governo Federal

Por DICOM
03/06/2013 13h03 - Publicado há 11 anos
Encontro de Ministros e Prefeitos em Palmas
O deputado Osires Damaso (DEM) participou, na manhã desta quarta-feira, dia 29, da abertura do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado no Espaço Cultural, em Palmas, Tocantins. Ele representou o presidente da Assembleia, deputado Sandoval Cardoso (PSD). O encontro tem programação diversificada e conta com rodadas de palestras durante todo o dia, onde os ministros e técnicos do Governo Federal abordarão políticas públicas voltadas para os diversos setores e os caminhos para que os prefeitos consigam acesso a programas federais. As salas de atendimento individualizado ficaram disponíveis para os gestores a partir das 10h30, com representantes dos ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Cidades, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pesca e Aquicultura, Turismo, Planejamento, Orçamento e Gestão, Integração Nacional, Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Controladoria Geral da União (CGU) e Caixa Econômica Federal (CEF). Marcaram presença no evento a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. Os parceiros do Governo Federal no evento são a Prefeitura de Palmas e o Governo do Estado do Tocantins. Segundo representantes destes órgãos, estavam presentes mais de 120 prefeitos que receberão orientações relativas ao acesso a programas federais voltados para diversas áreas como educação, saúde, saneamento básico, habitação e políticas voltadas para a modernização da gestão. De acordo com a ministra Ideli Salvatti, o encontro do Tocantins é o 11º realizado pelo “Governo da presidenta Dilma” que vem acontecendo após a realização do encontro nacional com prefeitos de todo o Brasil no início de 2013, em Brasília. A ministra ressaltou que os encontros estaduais visam tratar de questões específicas de cada unidade da federação, o que, para ela, seria impossível ser feito em Brasília num evento nacional. Nos discursos de abertura, o presidente da ATM, o prefeito de Almas, Leonardo Cintra (PSDB), e o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos (PSDB), apesar de alguns elogios, fizeram várias cobranças em favor dos municípios que, segundo eles, estão passando por sérias dificuldades com a queda do FPM. Diante das reclamações, a ministra Ideli Salvatti disse que as cobranças eram bem-vindas. “Se viéssemos ao Tocantins só para ouvirmos elogios e não recebermos os pleitos dos prefeitos de nada adiantaria nos deslocarmos de Brasília. É esta a recomendação da presidenta Dilma: saber o que está acontecendo em cada Unidade da Federação”, expressou a ministra. Ainda marcaram presença na abertura do encontro o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), o senador Vicentinho Alves (PR), além de vários parlamentares federais e os deputados estaduais Toinho Andrade (PSD), Amélio Cayres (PR) e Amália Santana, Zé Roberto e Solange Duailibe, do Partido dos Trabalhadores. (Elpídio Lopes)