Primeiro dia do Parlamento Popular é marcado por visitas a empreendimentos

Por DICOM
19/06/2013 14h57 - Publicado há 11 anos
Laurez mostra futura sede da prefeitura
Dando início à programação da segunda edição do Parlamento Popular, com sede na cidade de Gurupi, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sandoval Cardoso (PSD), e sua comitiva composta por parlamentares e lideranças da região sul do Estado cumpriram uma agenda de visitações que fazem parte das atividades interativas do evento, na tarde desta terça-feira, dia 18. Acompanhados do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), os deputados conheceram o Sistema de Produção Integrada, confinamento (SPI) e suas instalações, o Complexo Administrativo Municipal de Gurupi, a Academia Gurupiense de Letras e o estádio Rezendão. O prefeito de Gurupi apresentou as dependências do Complexo Administrativo Municipal e destacou as adaptações que estão sendo realizadas para abrigar a prefeitura, secretarias municipais em suas mais variadas áreas e também a Procuradoria do Município. Durante a visita, Laurez enfatizou que a mudança para o novo endereço vai reduzir gastos com aluguéis, promover o pagamento de servidores, a exemplo de guardas que fazem a vigilância dos prédios que abrigam as secretarias, além de aproximar todas as pastas. O atual prédio da prefeitura, por exemplo, será destinado para o programa É pra Já. “Precisamos colocar em prática uma política de redução de custos para cumprir com os compromissos deixados pelas gestões anteriores, como os salários dos servidores e o INSS. Só com a previdência atrasada dos funcionários a prefeitura gasta 19% da receita do município”, salientou. Em seguida, os parlamentares foram recepcionados na Academia Gurupiense de Letras (AGL) pelos membros da instituição, que manifestaram apoio ao programa Parlamento Popular e entregaram ao presidente da Assembleia um termo de parceria entre ALG e AL para viabilização de projetos de interesse da classe. A última visita foi ao Estádio Rezendão, tema de requerimento que solicita a reforma em sua estrutura, previsto na pauta de discussão da sessão desta quarta-feira, dia 19. Para Sandoval Cardoso, as visitas fazem parte da programação do evento, para que os deputados representantes de outras regiões tenham oportunidade de conhecer as obras e os empreendimentos da cidade-sede da ação popular, a fim de reforçar os projetos em benefício da região contemplada. “Visitamos esse importante confinamento e empreendimento de agronegócio para verificar sua dinâmica, bem como para discutir e votar as matérias tributárias e fiscais dessa área com mais propriedade. Vamos debater também nesta edição questões ligadas à telefonia, vamos instalar a CPI na tentativa de combater os abusos e verificar os critérios de cobrança das empresas”, frisou. Já a deputada Josi Nunes (PMDB) enfatizou a relevância do projeto para a comunidade, que terá a oportunidade de conhecer melhor o Legislativo. Ela salientou também que as visitas possibilitam aos deputados conhecer cidades como Gurupi e suas potencialidades. Sobre a CPI da telefonia, a parlamentar disse que o seu compromisso, após a instalação da CPI, prevista para acontecer durante as sessões do Parlamento Popular, é criar uma agenda de atividades e marcar uma reunião em Palmas com o deputado Ernani, do Rio Grande do Sul, que está liderando a campanha, visando fundamentar esse estudo e projetar os próximos passos, como as audiências que devem ser realizadas com a comunidade e outras ações necessárias. Outro assunto abordado por Josi foi o programa Mais Saúde, cujo objetivo de criar um projeto de iniciativa popular prevê o recolhimento de assinaturas de 50 mil pessoas para que 10% do Orçamento da União seja destinado à Saúde. “Nossa proposta é fazer essa mobilização durante o Parlamento Popular para colher as assinaturas e encaminhá-las a Brasília a fim de subsidiar o projeto da Câmara Federal”, exemplificou Josi Nunes. (Maisa Medeiros)