Benefícios para a região de Gurupi são aprovados no Parlamento Popular

Por DICOM
25/06/2013 15h04 - Publicado há 11 anos
Balanço positivo do 2° Parlamento Popular
A segunda edição do Parlamento Popular, realizada na cidade de Gurupi, foi encerrada na manhã desta quinta-feira, dia 20, com a aprovação de 147 requerimentos durante a sessão ordinária. O evento contou com a participação de mais de 1.500 pessoas, 11 prefeitos da região sul do Tocantins, vereadores e lideranças políticas de 24 municípios, além de estudantes universitários que lotaram a tenda da estrutura para assistir à palestra do jornalista da TV Globo Caco Barcelos. Nos três dias de programação, a população teve oportunidade de apresentar sugestões na Ouvidoria, contar com atendimentos das bancadas partidárias, colaborar com a ação Mais Saúde por meio de assinaturas e também ter acesso aos atendimentos do Detran, da Defensoria Pública e do Ministério Público, que marcaram presença na ocasião. Os deputados aprovaram três Medidas Provisórias do Governo, 350 requerimentos e ainda instalaram a CPI da Telefonia. As propostas apreciadas contemplam as áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura, Habitação, Esporte, Segurança Pública e programas de educação no trânsito. Entre as matérias voltadas para a educação, obtiveram aprovação solicitações de três mil exemplares de livros para a Biblioteca Pública de Gurupi, a destinação de dois mil laptops para a rede municipal de ensino e ainda a reforma e a ampliação de escolas, ginásios de esportes e quadras poliesportivas. As propostas são de autoria dos deputados Osires Damaso (DEM), Toinho Andrade (PSD) e Luana Ribeiro (PR). O pedido de informações ao Prodivino a respeito da disponibilização de recurso financeiro para o programa de formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores está entre os requerimentos de autoria do deputado Carlão da Saneatins (PSDB). O parlamentar também solicita pavimentação asfáltica no trecho que liga Gurupi a Brejinho, um programa de bolsa de reintegração de dependentes químicos e a criação de um projeto que estimule a cidadania fiscal. Do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sandoval Cardoso (PSD), foram aprovadas matérias sobre a viabilização de aparelho de raio-X ao Hospital Público de Alvorada, a reestruturação da Delegacia de Polícia Civil dos municípios de Alvorada e Santa Rita, e a pavimentação asfáltica entre Araguaçu e Novo Planalto. Outras solicitações contemplam os municípios de Alvorada, com a implantação de colégio militar e a construção de creches e uma unidade do Corpo de Bombeiros, e Talismã, com a construção de um ginásio de esportes, casas populares e praças, e a implantação de casa de apoio a pequenos produtores. As matérias são de autoria do deputado Toinho Andrade. O deputado Vilmar do Detran (PMDB), por sua vez, requer uma ambulância para o município de Formoso do Araguaia, pavimentação asfáltica e construção de quadra poliesportiva. Para a cidade de Araguaçu, solicita uma escola de tempo integral, um aparelho de raio-X para o Hospital Regional e a reforma do ginásio de esportes. Também obtiveram requerimentos aprovados na Ordem do Dia desta quinta-feira, dia 20, os deputados Sargento Aragão (PPS), Eli Borges (PMDB) e Raimundo Palito (PP). (Maisa Medeiros)