Gestão do Governo Federal é criticada no Parlamento

Por DICOM
28/06/2013 10h22 - Publicado há 11 anos
Damaso critica gestão Federal
A insatisfação popular com a gestão do Governo Federal e a falta de execução de programas no Tocantins foram os principais assuntos debatidos na sessão matutina desta quarta-feira, dia 26. A discussão começou depois de o deputado Osires Damaso (DEM) comentar que as manifestações populares deflagradas em todo o Brasil refletem “a indignação do povo com a má gestão do Governo Federal”, e que a paralisação no Estado das obras do programa Minha Casa, Minha Vida está preocupando os prefeitos, sob pena de o Tocantins ficar fora da segunda etapa do PAC-2 por causa de irregularidades e desvios. Contrariado com o discurso de Damaso, o deputado Zé Roberto (PT) defendeu seu partido e disse que, se existe demora na construção das casas populares, é responsabilidade da administração estadual. O parlamentar criticou ainda o termo usado pelo deputado democrata ao tentar ligar o PT à corrupção. “Corruptos são os políticos que precisam comprar votos para se eleger. No PT, a maioria se elege com o apoio da classe trabalhadora, de produtores rurais e de eleitores que acreditam no nosso projeto”, salientou. As deputadas petistas Amália Santana e Solange Duailibe também defenderam a sigla partidária. Amália enfatizou que os membros do partido não podem ser colocados no mesmo “balaio”. “Se existe corrupção, cada um deve responder pelos seus atos”, disse. Solange falou que as mobilizações repudiam todos os partidos, não apenas o PT. “Este momento serve para cada político repensar a sua conduta e acabar com a hipocrisia”, afirmou, ao mencionar que os deputados só criticam a máquina pública quando não estão sendo beneficiados. No calor das discussões, Damaso subiu à tribuna para esclarecer seu comentário, que aflorou os ânimos dos integrantes da sigla. Em seu pronunciamento, ele discorreu sobre uma reunião com os envolvidos no programa Minha Casa, Minha Vida, realizada na manhã de ontem, e sobre a iniciativa parlamentar de ouvir os prefeitos, representantes de construtoras e instituição financeira na tentativa de buscar uma solução para o caso. Ele destacou que a demora na execução das obras envolve problemas graves de corrupção e que, apesar de o Governo Estadual se comprometer com a parte referente ao repasse de 6 milhões para essa finalidade, foram liberados apenas 30% do recurso federal, impossibilitando o andamento do projeto. Antes de deixar a tribuna, Damaso replicou que, ao contrário da senadora Kátia Abreu (PSD), que, segundo ele, tem realizado um bom trabalho com os pequenos produtores do Tocantins, Zé Roberto ficou “descontente” com sua crítica porque não tem conseguido ajudar esse segmento no Estado. (Maisa Medeiros)