Foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 27, no Plenário da Assembleia Legislativa, uma sessão solene em homenagem ao Ano da Contabilidade no Brasil. Presidida pelo presidente do Parlamento, deputado Sandoval Cardoso (PSD), a homenagem foi uma iniciativa do deputado Carlão da Saneatins (PSDB), que atendeu a uma sugestão da presidente do Conselho de Contabilidade – Seccional Tocantins, Vânia Labre Silva.
Carlão enalteceu a profissão de contabilista e, após fazer um histórico da profissão, iniciada ainda na época dos sumérios, há mais de dois mil anos, fez também um relato do que chamou de contabilidade gerencial e de contabilidade pública. “A contabilidade na entidade privada já passou do simples sistema de informação tributária e se transformou em instrumento gerencial, fator que não ocorreu na contabilidade pública”, observou.
Segundo o parlamentar, a nova modalidade se utiliza de um sistema de informação para registrar as operações de uma organização, elaborar e interpretar relatórios que mensuram os resultados, bem como fornecer informações para tomada de decisões ao processo de gestão, como planejamento, execução e controle de uma empresa.
Em relação à contabilidade pública, Carlão destacou que diversos itens não são cumpridos e que deveriam já estar adequados há tempos. Ele citou como exemplo o regime de competência, adotado pelas empresas privadas, sobre depreciação de bens, entre outros itens praticados na livre iniciativa, e não adotados no regime público. “Na gestão pública os relatórios contábeis hoje não traduzem absolutamente nada sobre a relação custo-benefício. A contabilidade pública permanece estática perante a contabilidade gerencial”, observou.
A presidente do Conselho de Contabilidade no Tocantins, Vânia Labre afirmou que a solenidade é uma oportunidade ímpar para os contabilistas do Estado. Ela disse ainda que a campanha denominada “Ano da Contabilidade no Brasil”, além de homenagear a classe, visa entre outras coisas divulgar a função contábil no país.
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues Carneiro, garantiu, por sua vez, que o Brasil é um dos poucos países do mundo que têm uma contabilidade desenvolvida, apesar de reconhecer que ainda tem de melhorar em alguns aspectos. “A contabilidade no Brasil é a 4ª mais demandada no mundo e cresceu cerca de 40% nos últimos 8 anos”, garantiu.
Durante a sessão, a Assembleia homenageou a contadora Francisca Margarida de Assis e o técnico em Contabilidade Geraldo Magela de Almeida, por terem prestado importantes serviços na evolução da área e da categoria. No Tocantins, são cerca de 3.500 contabilistas, sendo o 2° colocado no Brasil em número de profissionais no cadastramento promovido pelo CFC.
Estiveram ainda presentes no evento o secretário estadual para Missões Especiais, Darci Coelho, no ato representando o governador Siqueira Campos (PSDB), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Inovação Tecnológica, Paulo Massuia, e o presidente da OAB-TO, Epitácio Brandão, além de vários contadores que ocuparam as galerias e a tribuna de honra desta Casa de Leis. (Elpídio Lopes)