Comissão da Câmara Federal promove debate sobre políticas para a mulher

Por DICOM
02/07/2013 11h36 - Publicado há 11 anos
Violência contra mulheres em debate na Assembleia
Um debate sobre a violência contra a mulher e sobre as formas de evitá-la foi promovido na sala da presidência da Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira, dia 27. Reuniram-se em audiência pública representantes de movimentos sociais, órgãos públicos e deputados que integram a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados. Também participaram os parlamentares Marcello Lelis (PV) e Amália Santana (PT). Segundo o presidente da comissão, deputado Rosinha Fier (PT-PR), o objetivo do encontro é ouvir representantes para encaminhar suas ideias ao relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre a violência à mulher, que será votado na próxima quarta-feira, dia 3. Passadas horas de reunião, os integrantes da CSSF resumiram alguns dos pontos que serão encaminhados. Para a relatora Rosane Ferreira (PV-PR), é importante “brigar contra o projeto do Estatuto do Nascituro”. O deputado federal Paulo César (PSD-RJ) propôs tornar crime inafiançável a violência contra a mulher. A deputada Dorinha Seabra (DEM-TO), por sua vez, criticou a estrutura do Estado voltada à questão. Para ela, além de oferecer dados incompletos, o Governo do Tocantins não dispõe de uma secretaria específica. Outro problema são as delegacias da mulher. “Não adianta pôr no nome que é especializada se não o for”, disse. De acordo com o deputado Rosinha Fier, no Tocantins o debate entre movimentos sociais e instituições está “represado”, e a defesa dos direitos da mulher carece de estatísticas. “Nós pedimos dados de cinco anos, mas só nos forneceram os de 2011. Como vamos fazer serviços públicos de qualidade sem dados de qualidade?”, questionou. O deputado informou ainda que a comissão vai se encontrar com o governador Siqueira Campos (PSDB) nesta sexta-feira, dia 28. (Glauber Barros)