Eli pede normalização do horário de atendimento no Detran
O período de funcionamento dos postos de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no Estado passou a ser das 12h30 às 18h30. Devido à mudança do horário, em vigor desde o dia 10 de junho, e à reclamação generalizada por parte do público-alvo desse tipo de serviço, o deputado Eli Borges (PMDB) apresentou um requerimento, aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 4, solicitando que o órgão retorne imediatamente o atendimento em período integral nos seus postos.
O deputado afirma que o requerimento visa acabar com o verdadeiro “caos” que se verifica nos postos do Detran de todo o Estado. Para ele, enormes filas se formam nos postos de atendimento, levando até três dias para se concluir qualquer atendimento. “Devido à demanda e ao número reduzido de servidores, o contribuinte fica um dia para pegar as guias que precisa pagar, outro para devolver e um terceiro para retirar o documento. Isso quando o sistema não entra em colapso, que tem sido constante”, reclamou.
Os usuários alegam que seis horas são um tempo muito curto, pois reclamavam que nem mesmo as oito horas de antes eram suficientes. Para dirigentes do Detran, no entanto, o horário de atendimento não deve ser mudado, mas normalizado com os novos servidores que estão tomando posse no concurso do Quadro Geral do Estado, e que serão lotados no órgão.
Outro requerimento que recebeu anuência dos parlamentares, de autoria do líder do Governo, deputado Carlão da Saneatins (PSDB), solicita ao secretário estadual de Segurança Pública, José Eliú de Andrada Jurubeba, a designação de um delegado de polícia para permanecer diariamente no município de Ananás. O objetivo é combater o tráfico, o uso de entorpecentes e a criminalidade naquela cidade. (Elpídio Lopes)