Parlamento Popular de Araguaína é adiado em função da reunião do Parlamento Amazônico em Palmas
Em função da realização do encontro do Parlamento Amazônico na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (AL), no próximo dia 26, o presidente da Casa, deputado Sandoval Cardoso (PSD), decidiu adiar a realização do Parlamento Popular, marcada para os dias 14, 15 e 16 deste mês, na cidade de Araguaína, para data a ser confirmada.
Duas sessões do Parlamento Popular já foram realizadas no Estado. A primeira, em Araguatins, no mês de abril; a segunda, em Gurupi, em junho. Ainda estão previstos mais três eventos, nas cidades de Araguaína, Arraias e Miracema. Com a presente mudança na agenda das sessões itinerantes, a programação futura do evento depende de novos estudos da Mesa Diretora da Assembleia.
A realização da reunião do Parlamento Amazônico em Palmas se deve à sugestão do vice-presidente da entidade, deputado Freire Júnior (PSDB), eleito para a função com os demais componentes do Parlamento durante a XVII Conferência da Unale, realizada de 21 a 24 de maio em Olinda, Pernambuco.
Freire sugeriu ainda que o Parlamento Amazônico em Palmas discuta o marco regulatório da exploração mineral e a hidrovia como opção mais barata e viável de transporte. O superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral do Estado do Amapá, Antônio Feijão, será o palestrante esperado para tratar do tema previsto ao evento. (Elpídio Lopes)