Deputado credita problemas na Saúde à senadora Kátia Abreu
Em pronunciamento na sessão desta terça-feira, dia 13, o deputado José Roberto (PT) disse que a senadora Kátia Abreu (PSD) é culpada pela crise da saúde no país. “Ela foi a grande responsável pelo fim da CPMF, um imposto correto destinado a garantir melhor atendimento ao cidadão. Graças à senadora nosso Estado foi prejudicado, já que os recursos atuais para investimento na área são insuficientes”, protestou o parlamentar.
A senadora Kátia Abreu foi um dos grandes expoentes, em nível nacional, contra a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), defendida pelo governo Lula e pelo Partido dos Trabalhadores. Sua proposta obteve amplo apoio da sociedade e do Senado, que na época questionavam a aplicação correta dos recursos no sistema de Saúde.
Em contrapartida, o deputado Toinho Andrade (PSD) rebateu que a ação da senadora foi importante ao país e que a CPMF caiu devido à má aplicação dos recursos pelo governo federal. “Por que o senhor só ataca a senadora, uma vez que 70% dos senadores reprovaram a CPMF?”, questionou.
Os deputados Carlão da Saneatins (PSDB) e Raimundo Palito (PP) também fizeram a defesa da senadora. Para eles, Kátia Abreu prestou um grande favor ao país. “É uma mulher que nos orgulha pela capacidade que tem, pelos cargos que ocupa e pela importância política em âmbito nacional. Portanto, as críticas do deputado não se justificam; são puro rancor”, afirmou Palito. (Penaforte Diaz)