Manoel Queiroz quer votar contas de ex-governadores
Ao subir à tribuna nesta terça-feira, dia 3, o deputado Manoel Queiroz (PPS) pediu que o presidente, deputado Sandoval Cardoso (PSD), coloque em apreciação no plenário o mais rápido possível as contas dos ex-governadores Marcelo Miranda (PMDB) e Carlos Henrique Gaguim (PMDB). Para o parlamentar, a demora na análise das contas referentes aos anos de 2009 e 2013 já está passando da hora de ser votada. Devemos virar a página dessa história que já não tem mais graça nem motivo para sustentar seu prolongamento”, reclamou.
No discurso, o deputado assinalou que a matéria deve ser votada até mesmo para que os ex-governadores conheçam o resultado e fiquem livres para recorrer da decisão, caso seja pela reprovação. “De uma vez por todas, o Parlamento terá de tomar essa decisão até mesmo para tirar essa responsabilidade da sua alçada”, argumentou.
Diante da manifestação pela rejeição das referidas contas por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Queiroz sugeriu que cada deputado tivesse total liberdade de voto, mas que o julgamento não poderia mais ser prolongado na Assembleia.
O parlamentar também reclamou da forma com que o líder do Governo, deputado Carlão da Saneatins (PSDB), se referiu ao caso, quando afirmou que a Casa de Leis podia ser responsabilizada pela aprovação das contas, pois a decisão possivelmente traria reflexos políticos negativos aos parlamentares no próximo ano.
Por sua vez, Carlão defendeu-se, garantindo não ter sido feita nenhuma mobilização contra a aprovação das contas. Os deputados Sargento Aragão (PPS), Stalin Bucar (PR), Wanderlei Barbosa (PEN), Zé Roberto (PT) e Luana Ribeiro (PR) também concordaram com Manoel Queiroz. (Elpídio Lopes)