Júnior Coimbra defende contratação de servidores que atendam a surdos e mudos
Um projeto de lei do deputado Júnior Coimbra (PMDB) que foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, na sessão desta terça-feira, dia 6, determina que os órgãos públicos do Estado contratem servidores habilitados na linguagem utilizada pelos surdos e mudos. Júnior alega que os portadores dessas necessidades passam por situações constrangedoras por falta de comunicação e que a matéria busca adequar o atendimento para o segmento nas repartições públicas, especialmente em hospitais e escolas.
De acordo com o projeto, cabe ao governo criar mecanismos e meios para implantar, junto aos órgãos, a obrigatoriedade, treinamento e capacitação dos servidores. A Constituição Federal assegura as condições plenas de cidadania e dignidade humana a todos. Assim, o Poder Público deve criar as condições para um atendimento mais digno para esses cidadãos, afirma.
O deputado cita como exemplo uma pessoa que chegou a um posto de saúde em Palmas e passou mais de cinco horas para ser atendida, porque não havia um funcionário que soubesse entender a linguagem de sinais.