Líder do governo se pronuncia contra PEC de Goiaciara
Na tarde desta quarta-feira, dia 4, o líder do governo na Assembleia, deputado Carlão da Saneatins (PSDB), recorreu à palavra para manifestar-se contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), apresentada pela deputada federal Goiaciara Cruz (PR/TO). A matéria pretende impedir a eleição de estrangeiros, ainda que naturalizados, em cargos como de governador e vice-governador de Estado.
A PEC foi criticada pela oposição, porque, se aprovada, evitaria uma possível candidatura do prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), que é colombiano naturalizado brasileiro, em 2014. Em resposta, Carlão negou que houvesse alguma orientação do Palácio Araguaia por trás da proposta e que vai requerer à autora sua retirada.
“As urnas é que vão decidir [se o governante será brasileiro nato ou não]. Nós não podemos tirar o direito das pessoas de concorrerem em cargos públicos, através do voto direto”, frisou Carlão. “Eu vejo que a PEC não vem contribuir para o Estado do Tocantins”, concluiu. (Glauber Barros)