Audiência Pública da Saúde movimenta população de Araguaína

Por DICOM
10/09/2013 11h26 - Publicado há 10 anos
Eli Borges reconhece importância de Audiências
O deputado Sargento Aragão (PPS) abriu oficialmente os trabalhos da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, na tarde desta quinta-feira, dia 5, às 15 horas, na sede da Câmara Municipal de Araguaína. Com a chegada do titular da pasta, deputado Eli Borges (PMDB),a direção dos trabalhos foi imediatamente repassada para seu comando. Ao assumir a presidência, o parlamentar justificou os motivos do atraso. “Minha presença aqui é sinal de respeito à cidade de Araguaína, Câmara de Vereadores e à população”, adiantou. A audiência pública foi proposta pela deputada Josi Nunes (PMDB), por intermédio de requerimento aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado. De acordo com a parlamentar, após os debates, vai ser elaborado um relatório que será encaminhado ao Governo do Estado para que as providências sejam tomadas. Na oportunidade, Caio Diniz, diretor do Hospital Regional de Araguaína, disse que está em andamento o processo de licitação para a construção de uma nova unidade hospitalar estadual. “O município é muito grande e ainda recebe pessoas de outras localidades, até mesmo de outros Estados. Neste sentido, é impossível atender à crescente demanda de pacientes”, disse ele. Por outro lado, ele afirmou que as vagas de UTIs subiram de 10 para 20,porém a entrada de pacientes causados por acidentes de moto é assustador. “Na cidade de Araguaína, o uso indiscriminado de motocicletas é o grande responsável pela superlotação dos leitos de nossos hospitais”, garantiu. Já a promotora de justiça Araína D’Alessandro afirmou que o controle social, por meio do fortalecimento dos conselhos, representa um avanço considerado. “Saúde é prioridade absoluta”, comentou. Segundo ela, a emenda apresentada na lei aprovada pelos deputados na Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governo do Estado, transferindo o Hospital de Doenças Tropicais-HDT para a Universidade Federal do Tocantins foi uma vitória para a sociedade de Araguaína. “A emenda traz segurança jurídica e garante novos integrantes nessa transição”, confirmou. O presidente da comissão, deputado Eli Borges, afirmou que votou contra a transferência do HDT para a Universidade Federal de Araguaína, porém garantiu que houve avanços na lei, através da emenda apresentada. “Extinguir e transferir simplesmente não garantia nenhuma segurança a usuários e funcionários”, pontuou. A audiência pública contou com a participação de vereadores, secretários municipais, professores, dirigentes de sindicatos e dos deputados, Sargento Aragão, Josi Nunes e José Bonifácio (PR).(Belmiro Gregório)