José Geraldo prestigia abertura da 5ª Conferência das Cidades

Por DICOM
25/09/2013 16h52 - Publicado há 10 anos
Zé Geraldo representa Parlamento em Conferência
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado José Geraldo (PTB) prestigiou a abertura da 5ª Conferência Estadual das Cidades, realizada no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) na noite desta terça-feira, dia 24, em Palmas. O parlamentar garantiu que participar de um evento com diversos movimentos sociais, associações, ONGs e o poder público é muito importante para debater e buscar alternativas viáveis ao bom ordenamento das cidades. O deputado disse ser fundamental o debate dos conferencistas que se voltam para os temas mobilidade, questão ambiental, moradia popular, entre outras questões referentes a urbanização. “Somente com a participação da população é que vamos construir melhores alternativas para a vida nas cidades. As conferências municipais contribuem decisivamente para a conferência estadual que, por sua vez, leva grandes contribuições ao encontro nacional, no campo da infraestrutura urbana”, lembrou José Geraldo. O evento, que vai até o dia 26 com o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”, conta com a presença de membros do Ministério das Cidades, do Executivo estadual e de instituições não-governamentais, além da participação de 329 delegados eleitos em todos os municípios e 42 membros do Conselho Estadual das Cidades. Os delegados vão discutir as prioridades do Ministério das Cidades para as áreas de habitação, mobilidade e planejamento urbano, bem como participação e controle social no sistema nacional de desenvolvimento urbano (SNDU); fundo nacional e desenvolvimento urbano no SNDU; instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial; e políticas de incentivo à implantação de instrumentos e promoção da fundação social da propriedade. As propostas serão levadas à 5ª Conferência Nacional das Cidades, que acontece entre os dias 20 e 24 de novembro deste ano, em Brasília. Todos os Estados brasileiros devem ter representatividade e o Tocantins participará com 36 delegados. Com direito a palestra ministrada pelo arquiteto e urbanista Luiz Masaru Hayakawa, a conferência contou ainda com a presença do secretário das Cidades, Raimundo Nonato Frota Filho; do coordenador da equipe de apoio a planos municipais de saneamento básico, Alexandre Araújo Godeiro Carlos; e dos delegados que compunham o auditório. (Elpídio Lopes)