Luto é tema de palestra na Assembleia Legislativa

Por Elpídio Lopes -AL
01/10/2013 12h38 - Publicado há 10 anos
Gorett ministra Palestra na AL
Gorett ministra Palestra na AL
Ises Oliveira / HD / Mais imagens
A psicóloga e especialista em prevenção dos efeitos do luto, Edrrah Gorett Bucar Soares, proferiu no auditório da Assembleia Legislativa na tarde de sexta-feira, dia 27, a palestra “Perdas e Luto no Cotidiano”, com o objetivo de mostrar as possibilidades de diminuição dos efeitos danosos provocados pela morte ou por sua expectativa. A fim de não contribuir para o aumento da dor, Gorett recomendou que a informação sobre uma doença terminal, bem como sobre o óbito, deve ser dada imediatamente e com linguagem simples e direta.

A psicóloga ainda explicou que uma nova área surge na especialidade médica: “os cuidados paliativos da morte”, que deveria já existir na maioria dos hospitais brasileiros, especialmente os que tratam de pacientes com câncer. A profissional, por exemplo, desempenha a função de coordenadora e psicóloga do Grupo de Apoio Paliativo Oncológico (Gappo), da Associação de Combate ao Câncer em Goiás.

Além dos efeitos negativos do câncer, a palestrante fez referência a outros fatores também tidos como causa de grandes sentimentos e dor à espécie humana, a exemplo do divórcio, que afeta não só marido e mulher, mas principalmente os filhos. “A perda de um filho é vista como a maior tragédia da vida; é um impacto devastador na vida de um casal”, ressaltou.

Professora universitária formada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás, Gorett é especialista em Psicologia Hospitalar pelo Centro de Psicologia Analítica e em Psicossocio-oncologia e Cuidados Paliativos pela Universidade de Oxford, nos Estados Unidos, e autora do livro “Conversando sobre o Luto”, escrito em parceria com a psicóloga Maria Aparecida de A. G. Mautoni. A conferencista é irmã do deputado Stalin Bucar (PR), que prestigiou o evento com sua família. (Elpídio Lopes)