CPI da Telefonia consulta queixas da população de Alvorada

Por Glauber Barros - AL
05/10/2013 10h17 - Publicado há 10 anos
CPI da Telefonia recebe reclamações de  usuários
CPI da Telefonia recebe reclamações de usuários

Em busca do conhecimento in loco das dificuldades dos tocantinenses com os serviços de telefonia móvel, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa que trata do assunto iniciou seu trabalho de consultas na manhã desta quinta-feira, dia 3. Concentrada no município de Alvorada, a presidente da comissão, deputada Josi Nunes (PMDB), acompanhada de uma equipe de técnicos de diversos órgãos, recebeu e orientou cidadãos descontentes sobre as opções judiciais cabíveis.

No começo da manhã, Josi se reuniu com vereadores da cidade na Câmara Municipal e lhes apresentou o propósito da CPI. Em seguida, acompanhada do prefeito José Wached Neto, de vereadores e de técnicos da Defensoria Pública, do Ministério Público Estadual (MPE) e do Procon, a parlamentar esteve com populares para também lhes explicar a finalidade do trabalho.

Em comum, várias reclamações de produtores que alegam não dispor do sinal da operadora Vivo na zona rural, a não ser no antigo sistema CDMA, que está em substituição. Segundo os produtores, mais de 50 pessoas estariam prejudicadas na região porque a empresa ameaçaria cortar o sinal caso os clientes não substituíssem seus celulares por novos aparelhos com chip, apesar de a operadora não oferecer sinal no novo sistema.

De acordo com o assessor jurídico da Defensoria Pública, Ádamo Póvoa, é preciso conferir os prazos estipulados por resoluções da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a oferta do sinal no novo sistema, bem como o plano da operadora Vivo, antes de incitar uma ação judicial. Entretanto, os técnicos recomendaram que os produtores se unam para recorrer coletivamente ao MPE.

A CPI continuará com as consultas populares em audiências públicas previstas para Arraias e Dianópolis nesta sexta-feira e sábado, dias 4 e 5, às 9 horas da manhã, nas câmaras municipais. (Glauber Barros)