Palestra sobre o Direito do Consumidor é ministrada na Assembleia

Por Maisa Medeiros - AL
12/10/2013 17h45 - Publicado há 10 anos
Palestrante questiona serviços prestados pelas operadoras de Telefonia no Brasil
Palestrante questiona serviços prestados pelas operadoras de Telefonia no Brasil


Com foco nos problemas enfrentados por consumidores de telefonia celular, o palestrante internacional Mário Frota, presidente do Instituto Luso-Brasileiro de Direito do Consumo (Coimbra - São Paulo) realizou durante a suspensão da sessão matutina desta quarta-feira, dia 9, uma palestra que abordou a temática com severas críticas ao serviço de telefonia no Brasil.

A palestra faz parte das atividades da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI da Telefonia), presidida pela deputada Josi Nunes (PMDB), que busca levar informações à população e também ouvir in loco a reclamação de consumidores, para assim subsidiar os trabalhos parlamentares.

Em sua exposição, Frota fez duras críticas ao sistema telefônico brasileiro e aos abusos das operadoras de telecomunicações, responsáveis, segundo ele, pelo desrespeito aos princípios fundamentais e universais da eficiência na prestação de serviços. Ele comparou a telefonia aos serviços de energia elétrica e de gás, considerados essenciais em que devem ser respeitados princípios de acesso geográfico, econômico e de escolha.

“Há mais de nove mil processos nos Tribunais de Justiça envolvendo questões sobre telefonia, que se arrastam por anos porque as cortes são representadas pela classe dominante deste país. Os lucros e vantagens das empresas de telefonia são exorbitantes, e para eles não é vantagem oferecer um serviço de qualidade que atenda às necessidades dos seus consumidores. A tarifa de celular no Brasil é a mais cara do mundo, segundo pesquisa realizada em 157 países da União Nacional de Telecomunicações”, destacou Frota, ao apontar a regulação ineficiente como uma das principais causas da exploração nas tarifas.

Para o palestrante, as altas tarifas, as cobranças indevidas e abusivas, as falhas no sinal e a falta de resolução de problemas com linhas telefônicas estão entre a maioria das reclamações. Incomodados com a situação, 18 Estados já criaram a CPI da Telefonia. “É preciso limitar o espaço dessas empresas fora de padrão empresarial que visam apenas ao lucro. Elas encontram no Brasil terreno fácil para aplicar suas arbitrariedades que, aliadas à passividade do consumidor, à morosidade da Justiça e à fragilidade da legislação, conseguem espaço de atuação”, enfatizou.

Os deputados José Geraldo (PTB) e Josi Nunes destacaram a contribuição dada por Mário Frota ao consumidor na busca de melhorias nos serviços e redução de tarifas. Os parlamentares consideraram as tarifas cobradas atualmente como “impraticáveis”. Alertar o consumidor, investigar o papel das operadoras para verificar o cumprimento da lei geral da telefonia, bem como propor a criação de uma lei unificada que contemple todo o país e as reais necessidades da população com vistas ao combate dos abusos, foram alguns dos objetivos apresentados por eles.

Segundo a procuradora-geral de Justiça, Vera Nilva, para que a população tenha os serviços adequados, é preciso verificar a origem dos problemas e buscar alternativas para resolver definitivamente a questão. “Mário Frota é um profundo conhecedor do Código de Defesa do Consumidor e um dos incentivadores de sua criação no Brasil. Por isso, sua contribuição é tão importante e nos encoraja a continuar lutando contra esses abusos, além de nos unir para mudar a legislação a fim de que esse sistema funcione como se espera”, frisou. (Maisa Medeiros)