Profissionais da Educação são homenageados em sessão especial

Por Maisa Medeiros - AL
16/10/2013 10h37 - Publicado há 10 anos
Sessão especial em homenagem aos profissionais da educação
Clayton Cristus / HD / Mais imagens

Em comemoração ao Dia do Professor, foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 15, uma sessão especial em homenagem aos profissionais da Educação. Atendendo a requerimento da deputada Josi Nunes (PMDB) que solicitou a comemoração da data, a solenidade foi presidida pelo deputado Osires Damaso (DEM) e contou com as participações do secretário estadual da Educação, Danilo de Mello, de educadores de todo o Estado, estudantes e demais trabalhadores da área.

Foram homenageados na ocasião os professores Clean Maria Reis Lourenço e Genisvaldo Rafael Mourão. Em seus discursos, eles agradeceram a todos os professores e alunos tocantinenses o reconhecimento pelos anos de dedicação à causa. Ao subir à tribuna, a deputada Josi Nunes destacou a importância da escola, da educação e do professor na vida do ser humano, e mencionou como grande desafio dos dias atuais a adequação das novas tecnologias como ferramentas de ensino nas salas de aula.

“Mesmo com o auxílio de toda a tecnologia hoje disponível, é imprescindível a presença do professor, e cabe a ele instigar, desafiar, trabalhar o senso crítico, inserir emoção, verdade, fazer com que o aluno saia de si mesmo e entre na aula como em uma história, um filme ou uma batida de uma música.Mas, para exercer o papel de “ator” fundamental, é preciso transpor as barreiras existentes, além de preparo, formação continuada, visão de mundo, jornada de trabalho compatível, planejamento, material didático apropriado, estrutura física e remuneração justa”, enfatizou a deputada.

Os parlamentares Marcello Lelis (PV), Eli Borges (PMDB), Zé Roberto (PT), Amália Santana (PT), Toinho Andrade (PSD), José Bonifácio (PR), José Geraldo (PTB), Solange Duailibe (SDD), Raimundo Palito (PEN) e Stalin Bucar (SDD) também se pronunciaram sobre a data comemorativa. Eles destacaram o interesse do Parlamento em apoiar ações e projetos que visem melhorias para a classe e para o setor da educação no Estado.

A valorização dos profissionais do setor também foi destacada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Tocantins (Sintet), José Roque, que mencionou a necessidade de novas políticas públicas, cobrou investimentos e ações e pediu união da classe em prol de novas conquistas aos profissionais do ensino. A sessão contou com apresentações musicais da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, do Colégio Vila União e da Fanfarra do Colégio Militar de Palmas. (Maisa Medeiros)