Lelis pede informação sobre empréstimos contraídos pelo Governo

Por Elpídio Lopes -AL
17/10/2013 16h41 - Publicado há 10 anos
Lelis quer mais informações a respeito de empréstimos do Governo do Estado
Lelis quer mais informações a respeito de empréstimos do Governo do Estado
Clayton Cristus / HD

Apresentado pelo deputado Marcello Lelis (PV), um requerimento que teve sua urgência aprovada nessa quarta-feira, dia 16, solicita esclarecimentos ao governador Siqueira Campos (PSDB) sobre os empréstimos contraídos pelo Governo desde o início da atual gestão. O parlamentar quer a apresentação de um balanço que demonstre os valores já liberados e as aplicações dos recursos, bem como informações sobre a capacidade de endividamento do Estado.

Já o líder do Governo, deputado Carlão da Saneatins (PSDB), apresentou na manhã desta quinta-feira, dia 17, um relatório dos valores referentes aos empréstimos e garantiu que o secretário estadual de Planejamento, Flávio Peixoto, virá à Assembleia às 16 horas do próximo dia 22 para apresentar as informações requeridas.

Marcello Lelis (PV) pediu ainda ao Governo a transferência imediata da unidade socioeducativa da Avenida Francisco Galvão Cruz, em Taquaralto, para outro local mais adequado, a fim de garantir a segurança de moradores, alunos e comerciantes da região. Segundo Lelis, eles estão assustados com a presença dos reeducandos no local.

Das demais urgências aprovadas no dia de ontem, uma do deputado Eduardo do Dertins (PPS) pede esclarecimentos à Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) sobre vendas das ações do Governo do Estado na Companhia de Saneamento do Tocantins (Foz/Saneatins). O autor da matéria declarou que espera saber em que condições ocorreram as negociações, como foi a avaliação do preço das ações e se houve alguma pesquisa de mercado.

Outra matéria que pede informação referente à participação do Executivo junto à Foz/Saneatins é a da deputada Josi Nunes (PMDB), que cobra esclarecimentos sobre a alienação das ações do Governo na empresa. Segundo Josi, informações na imprensa local dão conta de que o Executivo deve alienar ações do Estado, correspondentes a 23,48% da Saneatins, ao grupo Foz/Odebrecht.

A realização de uma audiência pública na Assembleia para tratar da situação de 150 famílias sem-terra, acampadas há mais de dois meses em frente à Superintendência do Incra em Palmas, foi pedida pelo deputado Sargento Aragão (PROS). Solange Duailibe (SDD), por sua vez, reivindicou da Agência de Máquinas e Transporte do Tocantins (Agetrans) providência na recuperação e encascalhamento da rodovia TO-239, que liga Presidente Kennedy a Itaporã. As urgências aprovadas no dia de ontem terão seus méritos apreciados pelo plenário na sessão matutina da próxima terça-feira, dia 22. (Elpídio Lopes)