Audiência pública da CPI da Telefonia reúne comunidade de Araguatins

Por Maisa Medeiros - AL
22/10/2013 14h08 - Publicado há 10 anos
CPI da Telefonia em Araguatins

A insatisfação com a falta de sinal e as cobranças abusivas da operadora Vivo motivaram a comunidade de Araguatins a se unir e registrar suas queixas na tenda de reclamações da CPI da Telefonia no último sábado, dia 19. Mais de 70 reclamações foram feitas contra a mesma operadora.

O mototaxista João Ferreira disse que já perdeu muitos passageiros porque o seu celular fica fora de área constantemente. “Nós estamos sofrendo em Araguatins com essa situação, que já beira o descaso. É raro o dia em que o celular funciona normalmente nesta cidade”, destacou o representante da categoria.

A situação também tem prejudicado os trabalhos da Polícia Militar do município. Segundo o major Antônio Alberto, as pessoas reclamam com frequência que não conseguem falar no quartel devido à falta de conexão, e esse mesmo problema se repete em muitas operações da PM. “O sinal da operadora Vivo falha todos os dias e, quando pega, é ruim. Só escuto as pessoas dizendo que os créditos expiram antes do prazo e no meu caso, que tenho plano controle, nem chego a usar porque o telefone sempre está sem conexão”, comentou.

As reclamações também foram debatidas na Câmara Municipal da cidade, em uma audiência pública presidida pela deputada Josi Nunes (PMDB), presidente da CPI da Telefonia. Na ocasião, a população pôde participar e falar sobre seus problemas. O evento contou com a presença dos vereadores Abraão Gama Lima, Sérgio Gomes, Doralice Lima, Gleides Pereira, José Azevedo, Serginho e do presidente da Câmara Municipal, Rômulo de Souza.

A parlamentar também apresentou os objetivos da comissão. O técnico da Defensoria Pública, Ádamo Póvoa, e a coordenadora do Procon, Magna Luz, explicaram o papel de cada órgão de defesa do consumidor na ação e de que forma são orientados os usuários do serviço de telefonia que procuram a tenda para reclamar.

De acordo com relatório parcial do Procon, mais de 500 reclamações foram registradas nessa ação da CPI da Telefonia nas cidades de Araguaína, Tocantinópolis e Araguatins, regiões norte e extremo-norte do Estado. Em Tocantinópolis, a principal reclamação dos moradores foi a cobrança de deslocamento devido a uma antena mal localizada e a operadora Vivo, a mais criticada. As operadoras com maiores problemas em Araguaína são a Claro e a Oi, e a Vivo foi também campeã na lista de reclamações do Procon em Araguatins.

Os funcionários públicos Pedro Ribeiro e Deusivan Rodrigues se disseram otimistas e confiantes na CPI da Telefonia. Eles elogiaram a iniciativa do Parlamento e declararam acreditar que a ação conjunta dos Poderes vai finalmente solucionar esses problemas. Para quem deseja registrar sua denúncia ou insatisfação pela internet, basta clicar no banner da CPI da Telefonia no site da Assembleia Legislativa (www.al.to.gov.br) e preencher o formulário. (Maisa Medeiros, de Araguatins)