Problemas com telefonia são discutidos na Audiência Pública em Gurupi

08/11/2013 16h19 - Publicado há 10 anos
CPI da Telefonia coleta reclamações em Gurupi
Silvio Santos / HD / Mais imagens

As atividades da CPI da Telefonia, em Gurupi, nesta quinta-feira, dia 7,  tiveram início com a audiência pública na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)  que reuniu técnicos de órgãos de defesa do consumidor e representantes da comunidade que discutiram sobre os principais problemas enfrentados pelos consumidores de serviços de telefonia na região.  A audiência foi conduzida pela deputada Josi Nunes (PMDB), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que fez uma apresentação sobre os principais pontos da investigação e sobre as reivindicações da população nas regiões visitadas pela  CPI e sugestões para que o serviço seja melhorado.

Um dos encaminhamentos da CPI, mencionado por Josi Nunes, será a proposta de unificação das antenas que será levada para a Anatel, como forma de melhorar o sinal e minimizar as falhas de comunicação. A CPI da Telefonia iniciou seus trabalhos em julho e tem até o mês de dezembro para concluir as atividades, com um relatório final e a formalização do termo de ajuste de conduta. Para coletar as informações necessárias, ouvir reclamações e sugestões da população a respeito do serviço de telefonia em uma ação conjunta com o Ministério Público, Defensoria Pública e Procon, a comissão já  percorreu 10 municípios do Estado.

Participaram da audiência o representante da prefeitura municipal Gutierres Borges Torquatto, o defensor público Iwacc  Antonio Santana,  a gerente de núcleo do Procon de Gurupi Rannyer Milhomem, o assessor técnico da Defensoria Pública Ádamo Póvoa e a coordenadora do Procon Magna Luz.

A servidora pública de Gurupi Mirian Lustosa elogiou a iniciativa da Assembleia em criar a CPI da Telefonia. Ela compareceu à tenda de reclamações para registrar sua insatisfação com a operadora Oi e as constantes quedas nas ligações. “Estamos muito satisfeitos com esta ação na nossa cidade, para solucionar os problemas na telefonia”, destacou a moradora.

Já o comerciante informal Antonio da Silva Pereira denunciou a falta de telefones públicos em Gurupi. Ele é morador do setor Alto da Boa Vista e disse que, no seu bairro, não tem nenhum orelhão e que as pessoas reclamam que, no centro da cidade, o problema é o mesmo.

Na tarde desta quinta-feira, os técnicos do Procon, Ministério Público e Defensoria Pública vão continuar atendendo à população e registrando denúncias e queixas para subsidiar o trabalho da CPI, na avenida Goiás e nas faculdades. Nesta sexta-feira e sábado, dias 8 e  9, a Comissão Parlamentar de Inquérito vai estar em Paraíso e Caseara, respectivamente, para realizar os atendimentos e as audiências públicas. Em Paraíso, as atividades terão início às 9h no Teatro Municipal Cora Coralina. (Maisa Medeiros)