TV Assembleia transmite corrida com a participação de Felipe Fraga

Por Elpídio Lopes -AL
12/11/2013 12h25 - Publicado há 10 anos
Piloto Felipe Fraga corre neste domingo em busca do título da categoria
Koró Rocha / HD

A TV Assembleia vai transmitir a 7ª etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo, realizada na capital federal, que conta com a participação do piloto Felipe Fraga representando o Estado do Tocantins na categoria automobilística. A disputa acontece neste domingo, dia 10, às 8h (horário do Tocantins).

Fraga nasceu em Jacundá, no Estado do Pará, em 1995, e reside em Palmas, capital do Tocantins, desde 1998. Sua carreira começou em 2001, aos seis anos, quando disputou três provas do Campeonato Brasiliense de Kart, todas na categoria Mirim.

O piloto tem evoluído de forma surpreendente no decorrer dos anos, conquistando títulos e fama no Brasil e no mundo. No momento, o piloto é primeiríssimo colocado na modalidade que disputa.

Para sintonizar a TV Assembleia em aparelhos digitais ou analógicos com conversor digital externo, faça um escâner no sintonizador, buscando todos os canais digitais. Quando acabar a procura, surgirão três canais na posição 61: TV Câmara (61.1); TV Assembleia (61.2); e TV Senado (61.3). (Elpídio Lopes)

Histórico completo:

Felipe Fraga conquistou seu primeiro título no ano de 2002. Competindo novamente na Mirim e em sua primeira temporada completa, garantiu o primeiro lugar no Brasiliense, resultado que repetiria em 2003, porém de forma invicta.

No mesmo ano fez sua estreia em campeonatos nacionais, disputando a Copa Brasil de Kart, realizada em Palmas. Depois de vencer uma bateria, Fraga terminou em 4° lugar, mas sua bela atuação, que lhe permitiu chegar muito próximo de seu primeiro título nacional, fez com que os aficionados pelo esporte pudessem antever uma bela carreira.

O ano de 2004 marcou a conquista do tricampeonato brasiliense e o primeiro título na categoria Cadete. O ano seguinte viu a estreia de Felipe Fraga no Paulista, então o mais forte campeonato estadual de kartismo brasileiro. Competindo na Cadete, Fraga terminou o ano como vice-campeão paulista, além de conquistar o primeiro de seus três títulos no Sul-Brasileiro, campeonato de envergadura nacional organizado pelas três federações de automobilismo do sul do Brasil e supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo. Nesse ano ele também venceria seu primeiro campeonato brasileiro, a Copa Centro-Oeste e conquistaria o bicampeonato tocantinense, além de ser vice na Copa Brasil, outro evento supervisionado pela CBA.

O ano de 2006 marcou sua estreia em nova categoria, a Júnior Menor, e logo no primeiro semestre a conquista de mais um título, o segundo no Sul-Brasileiro. Na metade do ano, nova comemoração: agora com a vitória em mais um Campeonato Brasileiro, seguida por um título inédito, o de campeão paulista. No final do ano, outro bi, desta vez no Capacete de Ouro, prêmio oferecido aos melhores do automobilismo brasileiro pela revista Racing, depois de votação dos jornalistas especializados. Felipe repetiu 2005 e garantiu, de forma consecutiva, a conquista de seu segundo Capacete, um dos prêmios mais cobiçados pelos pilotos brasileiros.

Na temporada de 2007, Felipe Fraga foi promovido para a categoria Júnior e, para não perder o ritmo, já comemorou outro título, o terceiro no Sul-Brasileiro em três categorias diferentes. Em maio desse mesmo ano, ganhou o Tricampeonato Sul-Brasileiro; em julho, o Tricampeonato Brasileiro; em setembro venceu o 1° GP BRASIL de Kart, todos na categoria Júnior, sendo ainda o piloto que venceu as duas seletivas para disputar o Mundial de ROK JUNIOR na França, mas não pôde ir por possuir idade inferior a 13 anos. Em outubro, Fraguinha foi o vice-campeão da Copa Brasil de Kart.

Em 2008 Felipe Fraga foi bicampeão do GP Brasil de Kart (2007, 2008). No mês de maio, faturou o Tetracampeonato Sul-Brasileiro. O piloto foi campeão brasileiro, conquistando o tetracampeonato, e ganhou seu primeiro título internacional, o Super Karts USA SKUSA, em Las Vegas (EUA).

Felipe conquistou mais títulos em 2009: campeão pan-americano e brasileiro de kart, tornando-se o único pentacampeão do país a conquistar cinco títulos consecutivos (2005 a 2009). De quebra, foi o mais novo piloto a se classificar para a Seletiva Petrobrás.

No ano seguinte Felipe ganhou a Seletiva Petrobrás de Kart 2010, criada em 1999 para incentivar o surgimento de novos talentos no automobilismo brasileiro, recebendo um prêmio de R$ 105.000. Foi ainda campeão da Copa do Brasil de Kart 2010 e recebeu seu 4º Capacete de Ouro na categoria Novos Talentos, premiação oferecida pela Revista Racing aos melhores do automobilismo a cada temporada.