Wanderlei Barbosa fará parte da Diretoria da União de Parlamentares do MERCOSUL

O deputado Wanderlei Barbosa (SDD) participou, em Montevidéu, capital do Uruguai, nos dias 11 e 12 de novembro, de debate com o Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM) sobre as políticas públicas de interesse dos países do bloco. Durante o encontro, Wanderlei recebeu convite do presidente da UPM, deputado Miki Breier, para assumir a diretoria de assuntos educacionais da instituição, que realizará ações voltadas para o ensino superior na América Latina. A posse coincidirá com a filiação da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins à UPM.
Para o deputado, a possibilidade de integrar o bloco e assumir a diretoria de assuntos educacionais é um privilégio, pois o Brasil vive momento delicado com a implantação do programa Mais Médicos. “Aproximadamente 20 mil brasileiros cursam medicina somente na Bolívia, e a incerteza desses jovens com seus diplomas causa preocupação, o que torna ainda mais importante a atuação conjunta de parlamentares de todo o Mercosul, debatendo o tema”, destacou.
Entre outros assuntos, foi discutida na reunião de Montevidéu a urgência das eleições diretas para escolha do Parlamento do Mercosul, pois tal iniciativa representa maior legitimidade no trato das questões do bloco, mais agilidade na resolução de conflitos e de assimetrias entre países, e consolidação de um espírito de integração entre nações.
Na ocasião, a comitiva esteve na Representação Permanente do Brasil junto ao Aladi e ao Mercosul, com o embaixador brasileiro no Uruguai, Ruy Carlos Pereira, representante permanente, e com o ministro Roberto Goidanich.
UPM
Criada em 1999, a União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul é uma entidade que congrega parlamentares estaduais e regionais da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Chile. Foi reconhecida pelo Parlamento do Mercosul como entidade oficial de representação dos parlamentares regionais dos países-membros. Luta por um mercado comum no Mercosul, bem como na União Europeia, além da união, tanto no aspecto político como no social, entre os países sul-americanos.