Representantes do sul do Estado reivindicam mais segurança

Por Penaforte Dias-AL
04/12/2013 12h17 - Publicado há 10 anos
Região Sul do Tocantins pede mais segurança
Koró Rocha / HD

Com o objetivo de cobrar ações do Executivo no enfrentamento da crescente criminalidade no Tocantins, representantes de várias cidades da região sul do Estado se reuniram com os deputados na sala vip da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira, dia 3. Entre as preocupações citadas está a redução de verbas para o setor da segurança prevista no orçamento da Lei Orçamentária Anual (LOA/2014), que tramita na Casa.

No protocolo de intenções concebido pelo movimento constam o combate ao tráfico e consumo de drogas, a ampliação do quadro de policiais, o combate à corrupção, a criação do fórum regional de segurança pública, a reativação da base da Polícia Federal em Gurupi, a instalação de câmaras em locais estratégicos, melhor sinalização de trânsito, a ampliação e o melhoramento da iluminação pública, entre outras solicitações.

Para os representantes, há um avanço progressivo na criminalidade do Estado, especialmente quanto ao tráfico e consumo de drogas. Em vários depoimentos, eles criticaram a deficiência na infraestrutura de segurança, como poucas delegacias e presídios, falta de gasolina para as viaturas e a ausência de policiais em várias cidades da região sul.

O movimento considera que o combate à criminalidade passa pela criação e ampliação de políticas públicas permanentes envolvendo todos os segmentos sociais e institucionais do Estado, ou seja, pela união de esforços na formação de parcerias estratégicas que resultem em ações efetivas e na melhoria da segurança pública do Estado.

Após os depoimentos, vários deputados manifestaram apoio às reivindicações e se comprometeram a rever o orçamento da segurança previsto na LOA. Eles defenderam também que a mobilização por mais segurança se espalhe por todo o Tocantins.

Ao final do encontro, os presentes foram convidados para participar de reunião da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle, marcada para esta terça-feira, a partir das 15h30, e, em seguida, de audiência pública sobre o orçamento/2014, a partir das 16 horas. (Penaforte Diaz)