Deputados se preocupam com fortes chuvas no Estado
Uma das discussões parlamentares desta terça-feira, dia 27, foi o estado de alerta que alguns municípios estão sofrendo devido às fortes chuvas que caem no Tocantins. O presidente da Casa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB) sugeriu a vinda à Assembléia do coordenador estadual da Defesa Civil, Heraclides Pereira Filho. A intenção do presidente é que Heraclides responda quais as medidas tomadas pela defesa civil nesse período de chuvas.
Já O deputado Amélio Cayres (PR) lembrou que a população do Bico do Papagaio está preocupada com o nível do rio Tocantins que já subiu cerca de dez metros acima do normal e deixou lavouras inteiras embaixo dágua. Ele lamentou a situação e pediu que sejam tomadas medidas para resguardar a vida dessas pessoas.
Além da enchente, outra preocupação dos parlamentares é a condição de tráfego nas estradas do Estado. As que levam aos assentamentos dos municípios de Abreulândia e de Araguacema foram citadas pelo deputado Stalin Bucar (PSDB), por tê-las visitado durante o carnaval.
O líder do governo, deputado Paulo Roberto (PFL), salientou que o Executivo está preocupado em implementar projetos de infra-estrutura, contudo, no que tange aos assentamentos, e lembrou que eles são administrados pelo Incra, o que impossibilita uma ação efetiva do governo.
Maioridade Penal
O deputado Paulo Roberto ainda sugeriu que as crianças e os jovens tenham atenção especial por parte dos deputados e da população, tecendo considerações a respeito do discurso de Raimundo Moreira (PSDB) sobre a redução da maioridade penal. Para Moreira, que é favorável à redução, "o jovem conhece, sabe e pratica o crime por vontade própria", comentou Paulo Roberto.