Em Miracema, autoridades destacam fatos históricos do Estado

Por Penaforte Dias-AL
10/12/2013 12h22 - Publicado há 10 anos
Sessão Solene em Miracema

As conquistas econômicas e sociais, bem como os principais fatos históricos da criação do Tocantins, foram a temática dos discursos realizados durante sessão solene em homenagem à cidade de Miracema, que neste sábado, dia 7, se encontra na condição de sede do governo do Estado. Comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sandoval Cardoso (SDD), a sessão aconteceu na Câmara Municipal de Miracema e contou com as presenças do governador do Estado, Siqueira Campos (PSDB), da prefeita Magda Borba e do vereador Alberane Borba, presidente da Câmara, entre outras autoridades.

Na oportunidade, Sandoval Cardoso discorreu sobre os movimentos de emancipação do Tocantins, destacando a figura do governador Siqueira Campos como grande expoente da criação do Estado. “Que esse exemplo sirva de inspiração a cada cidadão tocantinense e que a luta por um Tocantins cada vez mais próspero seja um compromisso de todos”, destacou.

Em pronunciamento emocionado, o governador Siqueira Campos (PSDB) rememorou os bastidores da escolha da cidade de Miracema como capital provisória do Estado. “Foram selecionadas nove cidades, mas Miracema foi escolhida por ficar próxima ao centro geodésico do país, local onde seria construída Palmas, conforme previsto no projeto. Não enganei ninguém”, esclareceu. E concluiu: “Agradeço muito todo apoio que tive do povo dessa querida cidade na instalação de Palmas”.

O deputado Stalin Bucar (SDD), por sua vez, traçou um painel comparativo entre o antigo Norte goiano e o atual Tocantins. “Recordo-me do sofrimento dos conterrâneos do Norte de Goiás. Mas, depois de uma luta constante, firme e decidida, criou-se o Estado do Tocantins. Tudo isso é fruto da determinação e da bravura do governador Siqueira Campos”, afirmou.

Em discurso, o vereador Alberane Borba e a prefeita Magda Borba solicitaram ao governador a restauração do asfalto da cidade, implantado durante a instalação da capital provisória. Em resposta, receberam aval positivo. “Esta restauração está garantida no programa denominado Pró-Município”, garantiu Siqueira Campos.

Ao final do evento, o presidente Sandoval Cardoso entregou ao governador um álbum de fotografias contendo os principais fatos que marcaram a história da Assembleia Legislativa desde a sua instalação.

Prestigiaram também a sessão os deputados Zé Geraldo (PTB), Carlão da Saneatins (PSDB), Manoel Queiroz (PPS), a deputada federal Dorinha (DEM), o vice-governador João Oliveira (DEM), o bispo de Miracema, Dom Felipe, além dos prefeitos das cidades de Miranorte, Dr. Fred, Aparecida do Rio Negro, Deusimar Amorin, e Tocantínia, Muniz Araújo. (Penaforte Diaz)