Região Metropolitana é tema de audiência pública em Porto Nacional

16/12/2013 17h35 - Publicado há 10 anos
Autoridades de Porto Nacional apoiam Região Metropolitana
Divulgação / HD / Mais imagens

Seguindo a série de visitas aos municípios que integrarão a Região Metropolitana da Capital, o deputado Wanderlei Barbosa (SDD) esteve na câmara de vereadores do município de Porto Nacional em audiência pública na manhã dessa quinta-feira, dia 12, acompanhado do deputado Toinho Andrade (PSD), que realizou o convite.

Desde o início dos debates, os vereadores do município mostraram-se bastante interessados neste segundo encontro com o deputado Wanderlei Barbosa. Aberto à comunidade, o evento contou com a presença de secretários e do procurador jurídico do município, Marcos Aires, que destacou a viabilidade jurídica da matéria e o desenvolvimento das regiões metropolitanas do país, divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na audiência, o deputado Toinho Andrade salientou que a criação da Região Metropolitana pode facilitar a duplicação da TO-050, que liga Palmas a Porto Nacional, devido aos recursos destinados. “Esta rodovia duplicada é um sonho de todos nós e, quando os municípios se unem em aglomerados urbanos, os recursos federais chegam às regiões de maneira diferenciada. Por isso, a matéria deve ser amplamente debatida entre os gestores”, frisou.

Em pronunciamento, o deputado Wanderlei Barbosa destacou que, além do objetivo de apresentar os detalhes da matéria, a visita aos municípios possui também o intuito de buscar apoio político para a concretização do projeto de forma coerente. “Precisamos do apoio dos parlamentares de todas as cidades para garantir a aprovação de maneira consistente, repassando os detalhes e esclarecendo que será preservada a autonomia do município”, acrescentou.

O vereador Professor Sebastião (PRP) classificou o projeto como “algo fantástico, devido à integração de cidades com forte presença cultural. A globalização do país mudou o pensamento da sociedade e tudo passou a ser compartilhado; daí a importância do projeto que garantirá o compartilhamento de culturas, políticas e saúde. Portanto, tudo o que garante um crescimento conjunto tem o meu apoio”, finalizou. (Kelly Pires)