Relatório final da CPI da Telefonia é entregue à Mesa Diretora

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a má prestação dos serviços de telefonia ofertados pelas operadoras atuantes no Estado do Tocantins foi entregue à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na sessão plenária desta quarta-feira, dia 18. O documento ainda inclui um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta com doze cláusulas a serem cumpridas pelas operadoras.
Elas terão, por exemplo, de informar aos consumidores as áreas de cobertura dos serviços no momento da venda de linhas de telefonia e internet, promover um mutirão para a resolução de demandas administrativas e judicializadas, fazer melhorias na captação de sinal e cumprir prazos de execução conforme o cronograma de investimentos.
“Foi um longo trabalho, em que convocamos as operadoras de telefonia, mostramos a elas os problemas enfrentados pelo povo do Tocantins e ouvimos de cada uma a proposta de trabalho desenvolvida no Estado. O trabalho apenas começou, a luta é árdua e não termina aqui, pois continuaremos a defender os consumidores”, garantiu a presidente da comissão, deputada Josi Nunes (PMDB).
Ela concluiu sua fala agradecendo o apoio de cada parlamentar, “em especial do presidente da Casa, deputado Sandoval Cardoso (SDD), que colocou à disposição toda a estrutura necessária para que a CPI atingisse sua finalidade: defender os interesses do povo tocantinense”.
Os trabalhos da CPI da Telefonia se iniciaram no dia 27 de agosto de 2013 e percorreram 14 cidades do Estado: Palmas, Tocantinópolis, Araguatins, Araguaína, Pedro Afonso, Palmas, Dianópolis, Alvorada, Gurupi, Colinas, Guaraí, Porto Nacional, Arraias, Caseara e Paraíso do Tocantins.
Composta pelos parlamentares Marcello Lelis (PV), Wanderley Barbosa (SDD) e Zé Roberto (PT), a comissão teve como relatora a deputada Luana Ribeiro (PR). (Penaforte Diaz)